Telefone ganha funções e vira terminal multimídia
 


A privatização das companhias telefônicas e o cumprimento das metas de universalização impostas pelo governo permitiram ao País ingressar na era da convergência, fase em que as telecomunicações passam a ser compreendidas em um mundo maior, o da tecnologia da informação (TI). O telefone, tanto fixo quanto celular, deixou de ser útil apenas para colocar pessoas em comunicação, e passou a se constituir num terminal multimídia, em que a voz deixa de ser o objeto principal e passa a ser apenas um dos formatos de comunicação disponíveis.

Além de falar e ouvir, o terminal é agora um meio de acessar a Internet, colocando um mundo novo a serviço do usuário. Basta fazer um download e se pode ter acesso ao serviço de meteorologia, programação cultural, dicas de como chegar a um certo endereço ou de como evitar o trânsito congestionado. As telecomunicações continuam sendo o canal para um sem número de serviços mas o telefone sem inteligência, quando ele não está acoplado a um computador, vai ficando cada vez mais restrito e defasado. É algo que a Telexpo, a feira de telecomunicações que acontece nesta semana em São Paulo, só vai evidenciar.

No ano passado, os telefones vendidos pela Vivo, maior operadora celular do País, permitiam em toda a sua totalidade o acesso à Internet e ao tráfego de dados, afirmou Hilton Mendes, diretor de inovação em terminais e plataformas da empresa. Uma parcela considerável dos compradores talvez não os tenha utilizado nenhuma vez para acessar sites ou baixar arquivos de música, mas a operadora quis se certificar de que, a partir deste momento, todos os seus clientes poderão navegar e trafegar dados quando se sentirem atraídos ao mundo da TI.

Os fabricantes de equipamentos de telefonia (hardware), entre os quais Nortel, Siemens, Ericsson, Lucent e NEC, perceberam, depois do "boom" vivenciado no período que sucedeu a privatização, que as vendas de plataformas proprietárias básicas tinham encontrado o seu limite. "O hardware se transformou em commodity, com abundância de fornecedores e compra dirigida por preço, e o diferencial passou a ser o software, disse Herberto Yamamuro, diretor de negócios da NEC do Brasil.

Com algum atraso em relação a mercados mais maduros de outros países, as telecomunicações fixas locais também ingressaram no mundo da TI. Hoje, os meios fixo e celular estão integrados e a monitoração de sistemas e até de pessoas torna-se um fato. "Uma câmera pode ser instalada na casa de um idoso que mora sozinho para, na ocorrência de algum movimento alterado, promover uma comunicação com o celular do adulto responsável por ele", disse Silvio Maemura, da NEC.

As duas tecnologias aptas a prestar os serviços convergentes na telefonia celular são o CDMA e o GSM. "A qualidade da rede é essencial para levar o cliente ao hábito de acessar a Internet e os serviços de dados. Sem qualidade ele se desanimaria como aconteceu quando uma videocâmera foi trazida da Ásia, há dez anos, e não teve a contrapartida da rede, disse Mendes, da Vivo". A idéia era boa mas não houve transmissão à altura", afirmou. Hoje, as operadoras buscam incrementar ao máximo a oferta de aplicativos para que os clientes usem e abusem dos novos serviços. A Claro, controlada pela mexicana Telmex, que acaba de adquirir a AT&T Latin America, ganhou a facilidade de ter uma rede corporativa presente em cinco países da América Latina para convergir serviços e programas, disse Eduardo Corona, diretor para a América do Sul.

A convergência entre telecomunicações e tecnologia da informação chegou primeiro no mundo corporativo. Empresas como a Embratel, Telemar, Brasil Telecom, HP e IBM estão oferecendo serviços integrados a bancos, distribuidoras, varejistas e indústrias de diversos setores. A Primesys, da Portugal Telecom, adquiriu as redes de telecomunicações de dois bancos em 2001, Unibanco e Bradesco, e a elas agregou serviços de tecnologia da informação, como alojamento na Web, data center, sinalização de conteúdo e outros.
 
Investnews - Gazeta Mercantil

 

 

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