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Yahoo
e Google travam guerra
A
Yahoo anunciou esta semana vários planos para melhorar seus serviços,
entre eles a ampliação da capacidade de armazenamento de suas
contas de e-mail gratuito, numa clara medida para tentar vencer mais
uma batalha contra o Google, sua grande rival. A empresa planeja
ampliar para 100 megabytes o limite de seu serviço de e-mail
gratuito, uma capacidade de armazenamento "virtualmente
ilimitada" para os usuários que pagam por este serviço e a
implementação de importantes melhoras no mercado de buscas.
O anúncio deste
portal da internet chega um mês depois que o Google lançasse em
fase de testes o serviço de e-mail "Gmail", que oferece
um gigabyte de armazenamento, uma quantidade muito superior à da
Yahoo e do Hotmail, da Microsoft, com capacidade para apenas dois
megabytes. Jim Brock, vice-presidente da Yahoo, disse na
quinta-feira em São Francisco (Califórnia) que estas melhoras se
devem à vontade de aperfeiçoar as condições de uso, e não à
rivalidade com o Google.
No entanto, suas
palavras contradizem as de Terry Semel, presidente executivo da
companhia, que se referiu nesse mesmo dia aos ambiciosos planos da
companhia e disse que a "Yahoo é líder da internet e tem a
intenção de continuar sendo". Os executivos da Yahoo
informaram que estão trabalhando em 50 diferentes projetos, que vão
desde melhoras nas buscas locais - o equivalente às páginas
amarelas - até um serviço feito sob medida.
Seguindo o exemplo
dado por Jeff Weiner, responsável por uma das divisões de busca,
esta última novidade fará com que, quando o usuário introduzir a
palavra "Chicago", aparecerão diferentes opções, que irão
desde o filme vencedor de vários Oscar, passando pela própria
cidade no estado de Illinois e até a banda de rock do mesmo nome.
Desta maneira, com mudanças que parecem imitar as propostas feitas
nas últimas semanas pelo Google, a rivalidade entre as duas
empresas do Vale do Silício é cada vez mais ousada.
A Yahoo deixou em
fevereiro o serviço de busca do Google para criar o seu próprio. O
Google, por sua vez, disse explicitamente ao anunciar as intenções
da empresa em lançar suas ações na bolsa, no final de abril, que
Yahoo e Microsoft são seus principais adversários, e que precisa
de mais recursos financeiros para competir com eles. A Yahoo tem um
longo caminho a percorrer, pelo menos no que diz respeito às
buscas, para situar-se cara a cara com seu rival.
Segundo a firma
WebSideStory, o Google é líder do mercado de buscas, com 41%,
seguido da Yahoo, com 27,4%, e do MSN, da Microsoft, com 19,6%. Para
Mark Mahaney, da American Technology Research, isso não significa
grande coisa: "Não acredito que a batalha esteja vencida.
Temos quase um duopólio", afirmou o analista ao jornal "San
Francisco Chronicle". Enquanto isso, a Yahoo conseguiu esta
semana uma vitória: seu serviço de busca substituirá o do Google
no site da rede de televisão a cabo CNN.
O Google, por sua
vez, também anunciou esta semana a implementação de um serviço,
por enquanto em fase de testes, que permitirá aos usuários criar
grupos de discussão, e que competirá diretamente com o "Yahoo
Groups". O líder do mercado de buscas surpreendeu a muitos
esta semana quando disse que planeja vender, pela primeira vez, anúncios
com imagens e gráficos, o que representará o fim de sua política
de incluir apenas texto e deixar seu site sem banners de propaganda.
"Este modelo
permite que sejam os anunciantes os que fixarão seu próprio preço",
afirmou Tim Armstrong, vice-presidente de publicidade da companhia.
Com esta iniciativa, o Google tenta expandir seus programas de
publicidade enquanto se prepara para ter suas ações lançadas na
bolsa. Quando isso ocorrer, a luta entre os dois titãs da rede
supostamente ficará ainda maior.
EFE
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