|
Registro
de novos sites bate recorde mundial
Hector Lima
Mais de 4,7 milhões de novos domínios de Internet foram registrados nos
primeiros três meses de 2004, a maior quantidade para um período de 90
dias, de acordo com um relatório da Verisign Inc., que opera os registros
globais dos endereços de Internet terminados em .com e .net.
A empresa pesquisou também
os registros dos já tradicionais domínos .edu e .org, bem como os
registrados de acordo com países, como .br para o Brasil e .jp para o Japão,
incluindo os novos .biz, .museum e .tv.
Subiu em 21% o registro
de novos endereços de sites em relação ao mesmo período de 2003 e mais
do que 72% dos domínios atuais levam a um site ativo (no ar), ao contrário
dos 55% de 2002, informou o Computer World.
O novo número eleva o
total de domínios de sites registrados para perto de 63 milhões, quase
um para cada 100 pessoas no planeta. Estes domínios, segundo a empresa, têm
sido mais utilizados em sites ativos que antes, pelo que indicam os números
de renovação dos já existentes.
O vice-presidente de
vendas da VeriSign, Rusty Lewis, afirmou que "apesar de a América do
Norte ter o maior número de usuários em relação à sua população -
cerca de 55% - o aumento no tráfego da Internet é um reflexo do rápido
crescimento de usuários ao redor do mundo".
O relatório também
apontou significativo aumento de usuários na Europa e Ásia, ainda que
proporcionalmente seja um número baixo quando comparado à população
desses continentes. Raynor Dahlquist, vice-presidente de serviços e nomes
da VeriSign, atribuiu parte desse aumento ao maior acesso que países de língua
Chinesa e Árabe têm tido à rede de computadores.
Especialistas creditam
como outro fator para o aumento a "pós-ressaca" do estouro da
bolha especulativa no fim dos anos 90, quando a popularização rápida da
Internet fez com que tanto pessoas como usuários domésticos e
especuladores fizessem uma corrida para registrar o máximo possível de
nomes para seu uso ou potencialmente comerciáveis.
Bob Parsons, presidente
da Godaddy.com, a maior revendedora de endereços para sites do mundo,
disse ao Washington Post que o aumento em suas vendas - em 35% dos últimos
três meses de 2003 aos primeiros de 2004 - reflete o anúncio da VeriSign.
"É como a indústria de automóveis na virada do século (19 para o
20), todos estão comprando carros," ele disse. "Estamos sendo
solicitados por mais e mais pessoas que estão tendo seu primeiro contato
com a Internet e isso se reflete em muitas e muitas vendas".
Magnet
|