Bill Gates também entrará na febre dos blogs
 


O principal comentário nos weblogs, os diários pessoais que se proliferaram na Internet, é que Bill Gates, o fundador de Microsoft, em breve pode se juntar à "blogmania" e criar seu próprio blog para compartilhar em primeira mão suas opiniões sobre Internet e tecnologia. O rumor espalhado por jornais de Seattle (no estado de Washington, onde fica o quartel-general da companhia) começou no final de maio, quando o homem mais rico do mundo se referiu indiretamente ao assunto.

A jornalista Mary Jo Foley publicou o comentário algumas semanas depois no boletim oficial da empresa, o Microsoft Watch, dando origem a rumores entre os executivos e programadores da empresa, que especulam sobre o assunto em seus próprios blogs. Se a notícia se confirmar, Gates entraria oficialmente para a comunidade blogueira, mas não seria o primeiro alto executivo de uma companhia de informática a fazê-lo.

O presidente da Sun Microsystems, Jonathan Schwartz, tomou a dianteira do dono da Microsoft, talvez alertado sobre os possíveis planos do rival, e lançou seu próprio diário online na semana passada. Em seu primeiro texto, o executivo da Sun não fez nenhuma referência a Gates, e assinalou que começou o projeto para "abrir novas frentes de comunicação com a comunidade Sun", servindo como uma forma mais direta de comunicação do que as versões editadas de suas palavras que são publicadas na imprensa. Schwartz declarou que adoraria ler o blog de Gates, e disse que os métodos tradicionais de comunicação "estão de pernas para o ar". "A sociologia e a tecnologia estão se misturando para criar novas oportunidades", disse o presidente da Sun, que adiantou que tiraria tempo para escrever durante suas viagens.

Talvez esse seja também o plano de Gates, mas por enquanto a questão já virou motivo de piadas. Em um diário hospedado no Blogger - de propriedade do portal Google -, alguém apelidado de Bill Gates pede conselhos sobre programação para regular o relógio do Longhorn, o novo sistema operacional que a Microsoft promete para breve.

O fenômeno blogueiro atraiu também muitas empresas que usam os diários com finalidades de propaganda. É o caso da Nike, que foi uma das primeiras companhias a lançar um blog comercial, na tentativa de atrair a audiência jovem, um público que passa cada vez mais tempo na Internet e menos assistindo televisão ou lendo os meios impressos tradicionais.

Os diários virtuais começaram a proliferar há cerca de dois ou três anos, e agora já são estudados em universidades como a de Berkeley, em São Francisco (Califórnia). Enquanto alguns se resumem a páginas de desabafos pessoais lidas por um ou outro parente e amigo, outros têm pretensões de grandeza, e sonham se tornarem concorrentes dos principais nomes do mundo da mídia, como o jornal The New York Times. Embora esta luta, se é que pode ser chamada assim, esteja na proporção de Davi contra Golias, muitos analistas acreditam que essa profecia tem fundamento.

De qualquer maneira, esse grupo de elite do universo blog é composto até por páginas de empresas jornalísticas tradicionais, como o San José Mercury News, que aloca vários jornalistas para elaborar os respectivos blogs. Ninguém sabe o número exato de páginas deste tipo que existem pela Internet, mas segundo alguns cálculos, um novo blogueiro se soma à blogmania a cada 40 segundos, nem todos tão famosos quando Bill Gates, embora muitos esperem se tornar.
 
EFE

 

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