Bill
Gates também entrará na febre dos blogs
O principal comentário
nos weblogs, os diários pessoais que se proliferaram na Internet,
é que Bill Gates, o fundador de Microsoft, em breve pode se
juntar à "blogmania" e criar seu próprio blog para
compartilhar em primeira mão suas opiniões sobre Internet e
tecnologia. O rumor espalhado por jornais de Seattle (no estado de
Washington, onde fica o quartel-general da companhia) começou no
final de maio, quando o homem mais rico do mundo se referiu
indiretamente ao assunto.
A jornalista Mary
Jo Foley publicou o comentário algumas semanas depois no boletim
oficial da empresa, o Microsoft Watch, dando origem a
rumores entre os executivos e programadores da empresa, que
especulam sobre o assunto em seus próprios blogs. Se a notícia
se confirmar, Gates entraria oficialmente para a comunidade
blogueira, mas não seria o primeiro alto executivo de uma
companhia de informática a fazê-lo.
O presidente da
Sun Microsystems, Jonathan Schwartz, tomou a dianteira do dono da
Microsoft, talvez alertado sobre os possíveis planos do rival, e
lançou seu próprio diário online na semana passada. Em seu
primeiro texto, o executivo da Sun não fez nenhuma referência a
Gates, e assinalou que começou o projeto para "abrir novas
frentes de comunicação com a comunidade Sun", servindo como
uma forma mais direta de comunicação do que as versões editadas
de suas palavras que são publicadas na imprensa. Schwartz
declarou que adoraria ler o blog de Gates, e disse que os métodos
tradicionais de comunicação "estão de pernas para o
ar". "A sociologia e a tecnologia estão se misturando
para criar novas oportunidades", disse o presidente da Sun,
que adiantou que tiraria tempo para escrever durante suas viagens.
Talvez esse seja
também o plano de Gates, mas por enquanto a questão já virou
motivo de piadas. Em um diário hospedado no Blogger - de
propriedade do portal Google -, alguém apelidado de Bill Gates
pede conselhos sobre programação para regular o relógio do
Longhorn, o novo sistema operacional que a Microsoft promete para
breve.
O fenômeno
blogueiro atraiu também muitas empresas que usam os diários com
finalidades de propaganda. É o caso da Nike, que foi uma das
primeiras companhias a lançar um blog comercial, na tentativa de
atrair a audiência jovem, um público que passa cada vez mais
tempo na Internet e menos assistindo televisão ou lendo os meios
impressos tradicionais.
Os diários
virtuais começaram a proliferar há cerca de dois ou três anos,
e agora já são estudados em universidades como a de Berkeley, em
São Francisco (Califórnia). Enquanto alguns se resumem a páginas
de desabafos pessoais lidas por um ou outro parente e amigo,
outros têm pretensões de grandeza, e sonham se tornarem
concorrentes dos principais nomes do mundo da mídia, como o
jornal The New York Times. Embora esta luta, se é que
pode ser chamada assim, esteja na proporção de Davi contra
Golias, muitos analistas acreditam que essa profecia tem
fundamento.
De qualquer
maneira, esse grupo de elite do universo blog é composto até por
páginas de empresas jornalísticas tradicionais, como o San
José Mercury News, que aloca vários jornalistas para
elaborar os respectivos blogs. Ninguém sabe o número exato de páginas
deste tipo que existem pela Internet, mas segundo alguns cálculos,
um novo blogueiro se soma à blogmania a cada 40 segundos, nem
todos tão famosos quando Bill Gates, embora muitos esperem se
tornar.
EFE
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