Os
segredos dos blogueiros
Alessandro Barbosa Lima
O Webmarketing está evoluindo. Desde a implementação dos primeiros
sites de comércio eletrônico e da sua divulgação através de banners,
passando pelas novíssimas palavras patrocinadas, chats on-line e mesmo os
Bots, a evolução é visível. Novos formatos, novas estratégias para
captar a atenção do internauta. Apesar do crescente número de
internautas, algumas ferramentas de marketing on-line, como o banner, o
pop up e mesmo o E-mail Marketing dão sinais claros de esgotamento.
Mas comparada com a
propagação dos blogues e suas estratégias de autopromoção, a evolução
do Webmarketing ainda está engatinhando. A prova cabal disso é uma série
de ações que alguns blogues realizam para se promover. Muitos saem do
anonimato para a fama em questão de semanas. E o melhor: com um orçamento
de Marketing próximo a zero.
A coluna traz algumas
destas estratégias vencedoras que os blogueiros estão utilizando para se
promover.
Selos e Bottons
O blogue "Coisinhas
Fowfax (pronuncie com sotaque carioca) para Enfeitar seu Blog" tem
557 incoming links, ou seja, links de outros sites apontados para ele. Em
outras palavras, este singelo blogue tem mais chances de ser visitado
navegando-se livremente na Internet do que o site da Nestlé, que possui
apenas 71 incoming links apontados para www.nestle.com.br.
O segredo é entender
como "Coisinhas Fowfax" se tornou tão popular. Visite alguns
blogues hoje e observe que neles há uma série de selos e bottons bem
parecidos com os que os adolescentes usam em mochilas ou em camisetas. A
versão on-line dos bottons fala de sentimentos (Odeio segunda-feira), além
de detalhes sobre hábitos de consumo do blogueiro (Amo Coca-Cola).
Pois bem, o
"Coisinhas Fowfax" simplesmente criou uma série de selos e
bottons próprios e para usá-los no seu site, tudo o que você precisa
fazer é copiar um código HTML. Ao copiar o código, automaticamente você
gera um link para www.coisasfowfax.blogger.com.br.
Além dos selos e bottons, você pode copiar contadores, calendários para
sua página e outras utilidades, sempre gerando um link da sua página
para o "Coisinhas Fowfax".
Então está explicado
como este blogue é mais popular (em número de incoming links) do que o
site da Nestlé.
Googlewashing
Normalmente os sites que
o Google indexa nos primeiros lugares de suas buscas são os mais linkados.
Como os blogues estariam se tornando uma grande rede de links entre si,
alguns sites que os blogues estão linkando se tornaram referência para
determinadas buscas no Google. Entre estas referências máximas estão
outros blogues. Este fenômeno é chamado de Googlewashing, uma prática
na qual os blogueiros, trabalhando em conjunto, poderiam redefinir alguns
importantes conceitos culturais e políticos na Internet a partir dos
resultados de pesquisas no Google.
Esta técnica fez com que
a busca por Miserable Failure (Fracasso Desgraçado) retornasse em 2003,
em primeiro lugar, a página do site da Casa Branca que contém a
biografia do presidente americano George W. Bush.
Teoricamente, a mesma
estratégia poderia ser usada por marcas famosas para transformar a busca
por determinadas palavras-chaves, ou mesmo a busca por marcas dos
concorrentes, em um link bem posicionado, para o seu site.
A estratégia requer que
vários sites coloquem um link para o site da sua marca usando determinada
palavra-chave, um nome de uma categoria de produto ou mesmo no nome do
concorrente.
Troca de Links
Um artigo
da Revista Salon afirmou que o mecanismo de busca Google estaria sendo
acusado de alterar o seu engenho de busca para diminuir a importância dos
blogues nos resultados de suas pesquisas. Apesar do Google negar a acusação,
o fenômeno de popularidade dos blogues certamente provoca mudanças nos
resultados de uma busca por palavras. Ao buscarmos por "Coca
Cola" no Google, temos entre as dez primeiras colocações o blogue
"Anti Coca Cola", que, como diz o nome, se opõe ao hábito de
degustar a bebida. Pois bem, ideologias à parte, o site contrário
aparece antes do site oficial da Coca-Cola para promoção da Copa Euro
2004.
Como isso pode acontecer?
As respostas são os links. O Google coloca nas primeiras posições da
sua busca os sites mais relevantes e os links apontados para um site é um
critério de relevância. Claro que existem outros critérios, como importância
dos sites que linkam você, por exemplo. Mas o Google não deixa claro
quais são os critérios. De qualquer forma, quanto mais sites importantes
linkarem você, mais popular você será. Simples assim.
Se você é blogueiro é
quer compartilhar seus segredos, mande um e-mail aqui para a coluna.
Publicaremos na íntegra sua dica e você ainda ganha mais um incoming
link para seu site.
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Alessandro Barbosa Lima é consultor de Marketing On-line e autor do livro
E-LIFE
- Idéias Vencedoras para Marketing e Promoção na Web. Saiba
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