Os segredos dos blogueiros
 

Alessandro Barbosa Lima
 
O Webmarketing está evoluindo. Desde a implementação dos primeiros sites de comércio eletrônico e da sua divulgação através de banners, passando pelas novíssimas palavras patrocinadas, chats on-line e mesmo os Bots, a evolução é visível. Novos formatos, novas estratégias para captar a atenção do internauta. Apesar do crescente número de internautas, algumas ferramentas de marketing on-line, como o banner, o pop up e mesmo o E-mail Marketing dão sinais claros de esgotamento.

Mas comparada com a propagação dos blogues e suas estratégias de autopromoção, a evolução do Webmarketing ainda está engatinhando. A prova cabal disso é uma série de ações que alguns blogues realizam para se promover. Muitos saem do anonimato para a fama em questão de semanas. E o melhor: com um orçamento de Marketing próximo a zero.

A coluna traz algumas destas estratégias vencedoras que os blogueiros estão utilizando para se promover.

Selos e Bottons

O blogue "Coisinhas Fowfax (pronuncie com sotaque carioca) para Enfeitar seu Blog" tem 557 incoming links, ou seja, links de outros sites apontados para ele. Em outras palavras, este singelo blogue tem mais chances de ser visitado navegando-se livremente na Internet do que o site da Nestlé, que possui apenas 71 incoming links apontados para www.nestle.com.br.

O segredo é entender como "Coisinhas Fowfax" se tornou tão popular. Visite alguns blogues hoje e observe que neles há uma série de selos e bottons bem parecidos com os que os adolescentes usam em mochilas ou em camisetas. A versão on-line dos bottons fala de sentimentos (Odeio segunda-feira), além de detalhes sobre hábitos de consumo do blogueiro (Amo Coca-Cola).

Pois bem, o "Coisinhas Fowfax" simplesmente criou uma série de selos e bottons próprios e para usá-los no seu site, tudo o que você precisa fazer é copiar um código HTML. Ao copiar o código, automaticamente você gera um link para www.coisasfowfax.blogger.com.br. Além dos selos e bottons, você pode copiar contadores, calendários para sua página e outras utilidades, sempre gerando um link da sua página para o "Coisinhas Fowfax".

Então está explicado como este blogue é mais popular (em número de incoming links) do que o site da Nestlé.

Googlewashing

Normalmente os sites que o Google indexa nos primeiros lugares de suas buscas são os mais linkados. Como os blogues estariam se tornando uma grande rede de links entre si, alguns sites que os blogues estão linkando se tornaram referência para determinadas buscas no Google. Entre estas referências máximas estão outros blogues. Este fenômeno é chamado de Googlewashing, uma prática na qual os blogueiros, trabalhando em conjunto, poderiam redefinir alguns importantes conceitos culturais e políticos na Internet a partir dos resultados de pesquisas no Google.

Esta técnica fez com que a busca por Miserable Failure (Fracasso Desgraçado) retornasse em 2003, em primeiro lugar, a página do site da Casa Branca que contém a biografia do presidente americano George W. Bush.

Teoricamente, a mesma estratégia poderia ser usada por marcas famosas para transformar a busca por determinadas palavras-chaves, ou mesmo a busca por marcas dos concorrentes, em um link bem posicionado, para o seu site.

A estratégia requer que vários sites coloquem um link para o site da sua marca usando determinada palavra-chave, um nome de uma categoria de produto ou mesmo no nome do concorrente.

Troca de Links

Um artigo da Revista Salon afirmou que o mecanismo de busca Google estaria sendo acusado de alterar o seu engenho de busca para diminuir a importância dos blogues nos resultados de suas pesquisas. Apesar do Google negar a acusação, o fenômeno de popularidade dos blogues certamente provoca mudanças nos resultados de uma busca por palavras. Ao buscarmos por "Coca Cola" no Google, temos entre as dez primeiras colocações o blogue "Anti Coca Cola", que, como diz o nome, se opõe ao hábito de degustar a bebida. Pois bem, ideologias à parte, o site contrário aparece antes do site oficial da Coca-Cola para promoção da Copa Euro 2004.

Como isso pode acontecer? As respostas são os links. O Google coloca nas primeiras posições da sua busca os sites mais relevantes e os links apontados para um site é um critério de relevância. Claro que existem outros critérios, como importância dos sites que linkam você, por exemplo. Mas o Google não deixa claro quais são os critérios. De qualquer forma, quanto mais sites importantes linkarem você, mais popular você será. Simples assim.

Se você é blogueiro é quer compartilhar seus segredos, mande um e-mail aqui para a coluna. Publicaremos na íntegra sua dica e você ainda ganha mais um incoming link para seu site.

* Alessandro Barbosa Lima é consultor de Marketing On-line e autor do livro E-LIFE - Idéias Vencedoras para Marketing e Promoção na Web. Saiba mais sobre o autor, o livro e sobre seu trabalho de consultoria ou solicite palestras em sua empresa acessando www.elife.com.br ou enviando um e-mail para albali@elife.com.br
 
Redação Terra

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