Agências
online atraem viajantes executivos
Agências de viagens online como a Expedia estão reforçando a concorrência
com as agências tradicionais, e oferecendo diárias de hotel mais baratas
e com menos precondições para uso de seus pacotes. As empresas vêm
demorando mais que os viajantes individuais a aderir aos serviços online
de viagem, o que deixa às agências de viagens tradicionais a parte do leão
no que tange às viagens de negócios. "O mercado de viagens
executivas está começando a acordar para a tecnologia. O que nós vemos
como concorrentes são as grandes agências de viagens que atendem
empresas", disse Matt Hulett, presidente da Expedia Corporate Travel,
empresa especializada em viagens de negócios que foi criada pelo popular
site de viagens Expedia.com.
A Orbitz e a divisão
Travelocity da Sabre Holdingstêm programas semelhantes para empresas. A
Expedia, subsidiária da InterActiveCorp, é a maior das três, com mais
de 1.500 clientes nesse segmento. Empresas tradicionais como a American
Express também oferecem serviços online de reservas. A Expedia planeja
oferecer diárias de hotel com descontos tão profundos quanto os
oferecidos aos consumidores pessoa física pela Expedia.com.
Mas o novo programa,
Expedia Corporate Rates, não cobrará taxas de cancelamento elevadas e
oferecerá premiações por lealdade, algo que os hotéis deixaram de
oferecer aos hóspedes que reservam quartos por meio de serviços como a
Expedia.com. Além disso, incluirão vantagens extras, possivelmente até
mesmo telefonemas locais gratuitos, como parte do pacote. O sistema foi
criado para funcionar como a versão destinada aos viajantes pessoa física,
com a Expedia faturando com o diferencial entre o que paga aos hotéis e
os preços que cobra dos usuários de seus serviços. Os sites também
podem negociar um desconto percentual para os clientes e obter remuneração
via comissões baseadas nas diárias dos hotéis, método usualmente menos
lucrativo.
A estratégia de sites de
viagens voltados ao público corporativo é obter clientes entre as
pequenas e médias empresas, que não têm departamentos internos de
viagens e não querem perder tempo negociando tarifas especiais com hotéis
e outros fornecedores.
Reuters
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