Queda na propaganda on-line pode influenciar IPO do Google
da Folha Online
Analistas disseram que os gastos com anúncios on-line devem diminuir ao longo
do tempo, levantando dúvidas sobre as projeções do Google sobre suas
chances de crescimento. De acordo com a Jupiter Research, a propaganda on-line
deve crescer apenas 11% em 2009, enquanto em 2003 o crescimento registrado foi
de 65%.
A análise da Jupiter --especializada em estudos sobre o mercado de
tecnologia-- indica que o site de buscas mais visitado pode ter problemas. Sua
principal fonte de receita são os anúncios vendidos de acordo com as buscas
feitas pelos usuários. Quem procura por receitas italianas, por exemplo,
recebe junto com a pesquisa links para sites de produtos relacionados.
O relatório também ajuda a aumentar a incerteza em relação aos planos da
companhia de abrir seu capital na Bolsa eletrônica Nasdaq. O processo, também
chamado de IPO em inglês, é um dos mais aguardados deste ano e deve
acontecer entre esta e a próxima semana de agosto.
A companhia espera levantar US$ 3,3 bilhões com a venda de parte de suas ações.
No total, o valor de mercado do Google seria maior do que US$ 36 bilhões,
segundo o site da "BBC" (news.bbc.co.uk).
O relatório diz ainda que o crescimento acelerado do site de buscas --que
ficava sempre acima de 10% desde 2002-- está chegando ao fim. No último
trimestre, a empresa teve aumento de 7% no faturamento.
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