Queda na propaganda on-line pode influenciar IPO do Google

da Folha Online

Analistas disseram que os gastos com anúncios on-line devem diminuir ao longo do tempo, levantando dúvidas sobre as projeções do Google sobre suas chances de crescimento. De acordo com a Jupiter Research, a propaganda on-line deve crescer apenas 11% em 2009, enquanto em 2003 o crescimento registrado foi de 65%.

A análise da Jupiter --especializada em estudos sobre o mercado de tecnologia-- indica que o site de buscas mais visitado pode ter problemas. Sua principal fonte de receita são os anúncios vendidos de acordo com as buscas feitas pelos usuários. Quem procura por receitas italianas, por exemplo, recebe junto com a pesquisa links para sites de produtos relacionados.

O relatório também ajuda a aumentar a incerteza em relação aos planos da companhia de abrir seu capital na Bolsa eletrônica Nasdaq. O processo, também chamado de IPO em inglês, é um dos mais aguardados deste ano e deve acontecer entre esta e a próxima semana de agosto.

A companhia espera levantar US$ 3,3 bilhões com a venda de parte de suas ações. No total, o valor de mercado do Google seria maior do que US$ 36 bilhões, segundo o site da "BBC" (news.bbc.co.uk).

O relatório diz ainda que o crescimento acelerado do site de buscas --que ficava sempre acima de 10% desde 2002-- está chegando ao fim. No último trimestre, a empresa teve aumento de 7% no faturamento.

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