FTC proíbe envio de anúncios
pop-up via Windows Messenger
da Folha Online
A FTC (comissão federal de comércio dos Estados Unidos) chegou na
segunda-feira a um acordo com uma empresa que bombardeava os internautas com anúncios
não-desejados na forma de pop-ups.
A empresa em questão é a D Squared Solutions, que usava um recurso pouco
conhecido do Windows --o Windows Messenger Service-- para enviar os anúncios.
Ela foi proibida de enviar esse tipo de publicidade.
O recurso permite que administradores de redes se comuniquem com outras pessoas
de uma rede via mensagens instantâneas e é mais usado em redes corporativas,
sendo quase desnecessário para os usuários domésticos.
Ele não tem nenhuma relação com o MSN Messenger ou outros programas de
mensagens instantâneas, como os produzidos pela AOL e pelo Yahoo!.
O Windows Messenger faz com que janelas "saltem" na tela do
computador, mesmo que o internauta não estivesse navegando pela web. A empresa
então oferecia programas para bloquear justamente os anúncios pop-ups, que
também pulam no monitor sem a autorização do usuário.
O acordo não envolve multas contra a D Squared e a companhia disse que não fez
nada de errado. Representantes da companhia não se pronunciaram oficialmente
sobre a decisão.
Além de ser proibida de enviar as mensagens, a D Squared não pode mais vender
o produto que bloqueia os pop-ups nem os aplicativos usados para enviar as
mensagens.
Segundo a FTC, os anúncios apareciam a cada 10 minutos nos monitores, fazendo
com que os clientes perdessem tempo, informações. As propagandas ainda
travavam os computadores.
Com agências internacionais
Especial
|
|
|
|