Venda
de computadores crescem 12% no mundo
As vendas de computadores pessoais cresceram 12% no terceiro trimestre. O
aumento foi impulsionado por uma forte demanda corporativa e pela força
do mercado na Europa, Oriente Médio e África.
As vendas totais de
computadores pessoais chegaram a 44,2 milhões de unidades no terceiro
trimestre, cerca de 0,5% acima do previsto, de acordo com o relatório
Worldwide Quarterly PC Tracker, da IDC. "Nós na verdade elevamos
nossas projeções depois do último trimestre, de modo que estar um pouco
acima delas é uma nota positiva para o mercado", disse Loren Loverde,
analista da IDC.
A IDC informou que embora
o crescimento forte no terceiro trimestre de 2003 representasse base forte
de comparação para o crescimento do terceiro trimestre deste ano, a
expansão ante o ano passado também estava ligeiramente acima das
expectativas, acrescentando que isso demonstrava a força atual das vendas
para empresas, que deve se manter no quarto trimestre.
O bom crescimento nas
vendas de notebooks na temporada de volta às aulas aliado à substituição
de computadores nas empresas e pelos consumidores sustentou outro
trimestre forte na Europa, Oriente Médio e África, segundo a IDC. Os números
razoavelmente otimistas sobre o mercado no terceiro trimestre surgem em um
momento em que fabricantes de chips como a Intel e outros sinalizam
crescimento inferior ao esperado e alta em seus estoques.
"A despeito dos
rumores e queixas na cadeia de suprimentos, do problema de estoque
excessivo na Intel e dos alertas de diversas empresas, o mercado parece
ter sido ajudado por fatores maiores", disse Roger Kay, analista da
IDC.
No Japão, a demanda
empresarial ajudou as vendas, já que o comércio de computadores para
pessoas físicas continua fraco, o que limita o crescimento geral. Na região
Ásia Pacífico, a maioria dos países exibiu crescimento, excetuada a Coréia
do Sul.
Quanto aos fabricantes de
computadores, a Dell manteve a primeira posição, ampliando sua fatia do
mercado mundial de computadores pessoais a 18,2%, ante 16,9% no período
em 2003. Enquanto isso, a rival Hewlett-Packard manteve a segunda posição,
mas perdendo mercado, caindo de 16,6% no ano passado para 16,2% este ano.
A IBM, com 6% ocupava a terceira posição.
Reuters
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