Bancos podem deixar de reembolsar vítimas de golpes virtuais
da Folha Online
Bancos britânicos pensam em não reembolsar vítimas de fraudes on-line daqui a
três ou quatro anos. Somente no Reino Unido, as instituições gastaram cerca
de US$ 8,34 milhões para devolver dinheiro a 2.000 pessoas que caíram em
golpes virtuais.
A Apacs (Associação de Britânica de Pagamento de Serviços) alega que alguns
clientes deixarão de ser ressarcidos, pois ignoram informações de segurança
divulgadas pelos próprios bancos.
"Estamos divulgando todos os tipos de golpes para que os clientes não
sejam vítimas de piratas virtuais", diz Sandra Quinn, diretora de comunicação
corporativa da Apacs. "Mas não podemos oferecer garantia eterna contra
fraudes on-line", completa.
A diretora compara os bancos com as operadoras de cartão de crédito: "se
você agir da maneira correta, estará protegido".
A maioria dos correntistas, avalia a Apacs, é vítima de "phishing scam".
Essa técnica consiste em criar sites falsos idênticos aos de bancos e outras
instituições financeiras e mandar e-mails para os internautas, pedindo para
que eles confirmem seus dados, como número da conta corrente e senha.