Banda
larga impulsiona uso da Internet no Brasil
O relatório do Ibope/NetRatings aponta que, em outubro, os internautas
brasileiros ficaram mais de 14 horas navegando na Internet. É o tempo de
navegação mais alto já registrado desde 2000, quando o Ibope/Netratings
começou a operar no Brasil. De acordo com a empresa, este maior tempo é
impulsionado pelos usuários de banda larga.
Marcelo Coutinho, diretor
de Serviços de Análise do Ibope/NetRatings, diz que "o principal
motivo para o aumento do tempo online é a migração dos usuários de
linha discada para banda larga". O relatório do instituto cita que o
conteúdo audiovisual de alguns portais já tem mais de 80% de visitantes
em alta velocidade.
Os internautas em banda
larga, que em janeiro eram 36,6% do total de usuários, representavam em
setembro 44,1%. Os "supervelozes" navegam uma média de 20 horas
mensais (os navegadores via linha discada, oito horas) e respondem por
mais de 70% do total de páginas vistas na Internet brasileira. No
primeiro semestre deste ano, uma pesquisa do instituto mostrou que havia
mais internautas com linha discada interessados em migrar para a banda
larga do que não-internautas querendo ter acesso em casa.
O público de banda larga
tende a freqüentar mais sites de comércio eletrônico e finanças do que
a média dos usuários, diz o Ibope. "Estudos feitos pela NetRatings
nos EUA indicam que o usuário de banda larga tende a realizar mais transações
financeiras e efetuar gastos maiores nos sites de varejo online. Temos
indicadores de que o mesmo padrão se aplica ao Brasil", afirma
Coutinho. Na área de finanças, os grandes bancos tem mais de 50% dos
seus usuários em banda larga.
Segundo o Ibope, os 11,6
milhões de internautas brasileiros ficaram 14 horas e 16 minutos na Web
em outubro. Em setembro, 11,9 milhões navegaram em média 13 horas e 55
minutos. Apenas o Japão, entre os países monitorados pela Nielsen/Netratings,
mostrou uso mais intenso da Internet, com a marca de 15 horas e 27
minutos.
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