Criador
do Napster revela nova tecnologia online
Shawn Fanning, no passado criticado pelas gravadoras como criador do serviço
gratuito Napster, lançou ontem uma nova tecnologia para transformar a
ameaça dos serviços de troca de arquivos pela Internet em oportunidade
para as gravadoras e os músicos.
Ao lançar a nova
plataforma, Snocap, Fanning e os co-fundadores Jordan Mendelson e Ron
Conway, disseram que a empresa, também chamada Snocap, tinha fechado
acordo com o Universal Music Group, parte da Vivendi Universal, para
licenciar seu catálogo. A Snocap recebeu US$ 10 milhões em investimentos
iniciais. Depois de registrar músicas e informações de direitos
autorais no banco de dados da Snocap, as gravadoras e artistas podem
administrar a distribuição do conteúdo por meio do sistema digital que
a Snocap oferece. A tecnologia permite que sejam criadas regras, em base
mundial, para cada faixa registrada.
Ao usar tecnologia de
identificação para acompanhar as canções, a Snocap oferecerá aos
consumidores opções autorizadas semelhantes às que encontram nos serviços
de troca de arquivos. Com o fim da ameaça de processos judiciais, os
consumidores também receberão serviço de melhor qualidade, evitando vírus,
arquivos falsos ou publicidade indesejada, disse Fanning.
A Snocap, que oferece
serviços de apoio a empresas, disse que negocia com diversos serviços de
troca de arquivos, empresas de comércio eletrônico e gravadoras. A
Sharman Networks, distribuidora do Kazaa, não comentou o assunto e
Michael Weiss, presidente-executivo da Streamcast, distribuidora do
Morpheus, afirmou que estava preocupado com a compatibilidade da
tecnologia. "Meu medo é que a Snocap está trazendo soluções que
estão quatro anos atrasadas", disse Weiss.
Uma porta-voz da Snocap
afirmou que os temores de Weiss são infundados e que a tecnologia de
identificação se aplica a redes de troca de arquivos centralizadas e
descentralizadas, como é o caso do Morpheus.
Fanning afirmou que a
Snocap trabalha com a MashBoxx, um novo serviço de troca de arquivos que
deve ser lançado no próximo ano. Fontes da indústria afirmam que a Sony
BMG Music Entertainment quer usar a Snocap para popularizar o MashBoxx.
Depois de anos culpando serviços de compartilhamento de arquivos por bilhões
de dólares em vendas perdidas, todas as gravadoras buscam agora maneiras
de legitimar estes serviços.
O Napster original
terminou fechado em 2001 devido a um processo por violação de direitos
autorais e foi vendido à Roxio, que o relançou como serviço online
pago. Mas apesar da proliferação de serviços comerciais como o novo
Napster, o Rhapsody da RealNetworks e até mesmo o iTunes, da Apple
Computer, Fanning disse que a troca não autorizada de arquivos continua a
ter a mesma força.
Reuters
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