Preço e espaço prejudicam óculos de sol que tocam música digital

da Associated Press

Parece ser uma boa idéia que os óculos de sol tragam embutido um tocador de música digital e fones de ouvido. Não há cabos para levar o som do tocador até os pequenos alto-falantes, como na maioria dos tocadores. A música realmente surge em seus ouvidos, e seus olhos ficam protegidos dos danos que os raios ultravioleta possam provocar.

E se o Thump, novo par de óculos da Oakley que tem essa função, custasse cerca de US$ 100, seria uma opção tentadora aos rudimentares tocadores do tipo cartão de memória.

Mas esse tocador cheio de estilo custa US$ 395, com 128 Mbytes de memória, e US$ 495 na versão de 256 Mbytes (que tem lentes próprias para a prática de esportes).

Com uma taxa de compressão típica, o modelo com maior espaço é suficiente para armazenar 256 minutos de áudio, ou 64 músicas de quatro minutos.

Em comparação, o iPod Mini, da Apple, que é o modelo da linha iPod com menor espaço, tem 4 Gbytes de espaço e custa US$ 249.

Tocadores com cartão de memória com a mesma capacidade do Thump, como o Creative Nomad ou o Rio Cali, trazem opções como organizador de lista de execução e ajustes de som. Esses tocadores custam, em geral, menos de US$ 150.

Para esportes?

Contudo, para fãs de música procurando se libertar de cabos de fones e cintas de braço, o Thump ao menos proporciona uma reprodução consistente do som diretamente nos ouvidos.

A Oakley montou o equipamento do tocador digital na estrutura, incluindo um dispositivo para ajustar o fone de ouvido no local certo, proporcionando maior conforto.

Mas movimentos da cabeça e do pescoço geralmente fazem com que os falantes escapem dos ouvidos, atrapalhando a qualidade do som. Praticar atividade física intensa apenas piora essa situação. Se você não puder aproveitar a qualidade máxima do som quando estiver praticando exercícios ao ar livre, qual é a vantagem?

Os contornos da armação com lentes escuras têm o estilo dos óculos da Oakley, com design voltado para simpatizantes de esportes radicais.

A armação não parece diferente que a de outros óculos de sol voltados para a prática esportiva, mesmo com os cinco botões de borracha para ajustar o volume, ligar e desligar o tocador, tocar ou navegar na lista de arquivos em busca de uma música.

Outra vantagem do Thump é o peso, que não chega a 52 g.

Comunicação com o PC

Colocar músicas no Thump é simples. Ele é compatível com sistemas operacionais Windows e Apple, tem um conector USB (de padrão 2.0, mais rápido), e o micro o reconhece como uma unidade de armazenamento removível. O óculos com toca-MP3 reconhece arquivos de áudio nos formatos WMA, MP3 e WAV.

O tocador é alimentado por uma bateria de lítio que se recarrega automaticamente toda vez que é conectada ao PC. Segundo a Oakley, a bateria cheia é suficiente para executar seis horas consecutivas de música.

Para a empresa, o público alvo do Thump são consumidores americanos ativos e atléticos, que tenham rendimentos de pelo menos US$ 60 mil por ano. Isso é muito parecido com a faixa de mercado que a Apple visa atingir com o iPod.

Tradução da Folha de São Paulo
 
 

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