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Preço e espaço prejudicam óculos de sol que tocam música digital
da Associated Press
Parece ser uma boa idéia que os óculos de sol tragam embutido um tocador de música
digital e fones de ouvido. Não há cabos para levar o som do tocador até os
pequenos alto-falantes, como na maioria dos tocadores. A música realmente surge
em seus ouvidos, e seus olhos ficam protegidos dos danos que os raios
ultravioleta possam provocar.
E se o Thump, novo par de óculos da Oakley
que tem essa função, custasse cerca de US$ 100, seria uma opção tentadora
aos rudimentares tocadores do tipo cartão de memória.
Mas esse tocador cheio de estilo custa US$ 395, com 128 Mbytes de memória, e
US$ 495 na versão de 256 Mbytes (que tem lentes próprias para a prática de
esportes).
Com uma taxa de compressão típica, o modelo com maior espaço é suficiente
para armazenar 256 minutos de áudio, ou 64 músicas de quatro minutos.
Em comparação, o iPod Mini,
da Apple, que é o modelo da linha iPod com menor espaço, tem 4 Gbytes de espaço
e custa US$ 249.
Tocadores com cartão de memória com a mesma capacidade do Thump, como o
Creative Nomad ou o Rio Cali, trazem opções como organizador de lista de execução
e ajustes de som. Esses tocadores custam, em geral, menos de US$ 150.
Para esportes?
Contudo, para fãs de música procurando se libertar de cabos de fones e cintas
de braço, o Thump ao menos proporciona uma reprodução consistente do som
diretamente nos ouvidos.
A Oakley montou o equipamento do tocador digital na estrutura, incluindo um
dispositivo para ajustar o fone de ouvido no local certo, proporcionando maior
conforto.
Mas movimentos da cabeça e do pescoço geralmente fazem com que os falantes
escapem dos ouvidos, atrapalhando a qualidade do som. Praticar atividade física
intensa apenas piora essa situação. Se você não puder aproveitar a qualidade
máxima do som quando estiver praticando exercícios ao ar livre, qual é a
vantagem?
Os contornos da armação com lentes escuras têm o estilo dos óculos da Oakley,
com design voltado para simpatizantes de esportes radicais.
A armação não parece diferente que a de outros óculos de sol voltados para a
prática esportiva, mesmo com os cinco botões de borracha para ajustar o
volume, ligar e desligar o tocador, tocar ou navegar na lista de arquivos em
busca de uma música.
Outra vantagem do Thump é o peso, que não chega a 52 g.
Comunicação com o PC
Colocar músicas no Thump é simples. Ele é compatível com sistemas
operacionais Windows e Apple, tem um conector USB (de padrão 2.0, mais rápido),
e o micro o reconhece como uma unidade de armazenamento removível. O óculos
com toca-MP3 reconhece arquivos de áudio nos formatos WMA, MP3 e WAV.
O tocador é alimentado por uma bateria de lítio que se recarrega
automaticamente toda vez que é conectada ao PC. Segundo a Oakley, a bateria
cheia é suficiente para executar seis horas consecutivas de música.
Para a empresa, o público alvo do Thump são consumidores americanos ativos e
atléticos, que tenham rendimentos de pelo menos US$ 60 mil por ano. Isso é
muito parecido com a faixa de mercado que a Apple visa atingir com o iPod.
Tradução da Folha de São Paulo
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