Vídeo
substituirá popups na publicidade online
O vídeo online ganhará impulso como formato publicitário nos Estados
Unidos em 2005, estimulado pelo uso de conexões de Internet de alta
velocidade. Enquanto isso, os popups, janelas que surgem automaticamente
sobre a página que o internauta tenta ler, perderão importância. As
informações estão em um estudo divulgado hoje.
Em relatório de pesquisa
sobre as tendências da publicidade online, a Avenue A/Razorfish, uma agência
de publicidade na Internet, previu que os anunciantes vão aderir ao vídeo
online em 2005, com base no interesse demonstrado pelos consumidores no
ano passado. A Avenue A/Razorfish é a maior agência independente de
publicidade online norte-americana, parte da aQuantive.
"Eu não me
surpreenderia se cada um dos portais de Internet tornasse o vídeo um de
seus dois focos principais em 2005", disse Jeff Lanctot,
vice-presidente de mídia da Avenue A/Razorfish. "Acredito que todos
vejam esse método como forma de desenvolver mais negócios de longo
prazo."
Os analistas do setor
esperam que o investimento publicitário na Internet cresça em entre 20%
e 40% este ano, para mais de US$ 10 bilhões nos EUA, incluindo resultados
pagos de busca e publicidade visual.
O crescimento já vem
animando as principais empresas de Internet, que dependem pesadamente de
receita publicitária. O Yahoo anunciou esta semana uma alta de 67% em
suas receitas com serviços de marketing. O Yahoo opera um dos maiores
portais da Internet, enfrentando rivais como MSN, parte da Microsoft, e
America Online, parte da Time Warner. O MSN lançou um serviço grátis de
vídeos online no ano passado, oferecendo aos usuários acesso a clipes
curtos de notícia e entretenimento, acompanhados por publicidade.
"Existem muitas
oportunidades para programação em vídeo na Web", disse Doug
Knopper, vice-presidente sênior da DoubleClick, uma empresa de serviços
de marketing. "Ainda não compreendemos, setorialmente, qual seria o
melhor modelo de negócios, mas as experiências todas envolverão o uso
do vídeo."
Reuters
|