Falso comercial circula na Web e irrita Volks

Hector Lima

Um dos muitos vídeos que se espalharam como vírus na internet ultimamente é um falso comercial de 20 segundos de um carro da Volkswagen em que um homem-bomba detona seus explosivos - mas deixa intacto o Polo que dirigia. A montadora ficou enfurecida com o comercial não-autorizado e prometeu que processaria os autores, mas depois voltou atrás.

O filme foi realizado pela dupla de publicitários Lee Ford e Dan Brooks com orçamento de 40 mil euros (R$ 137 mil) e acesso ao novo modelo da fabricante. Eles não quiseram se identificar a princípio mas a lei alemã permite que a identidade de anônimos seja devassada pelas autoridades para que suspeitos de crime sejam processados. O anúncio mostra um homem-bomba chegando em seu Volks Polo à frente de um café e detonando os explosivos. Mas só é visto um flash dentro do veículo, que se mantém intacto. Então aparece o slogan "pequeno mas durão".

A dupla revelou sua identidade e chegou então a um acordo com a Volks para evitar o processo de violação de marca com a condição de soltar a seguinte declaração: "o anúncio vazou acidentalmente e se espalhou como fogo numa floresta. Não era para ser visto pelo público em geral. Achamos que o spot reflete o que as pessoas vêem nos jornais diariamente, e aqui o carro é o herói que protege pessoas inocentes de alguém com intenções muito ruins. Pedimos desculpas caso o anúncio tenha ofendido alguém".

A agência DDB London, contratada da montadora, chegou a ver o anúncio falso criado pela dupla em uma apresentação de portifólio para conseguir trabalho. Ninguém sabe se o responsável pelo vazamento foi algum funcionário da Volks, da DDB ou os próprios autores, mas o fato é que por mais que possa ser ofensivo a muitas pessoas, expôs marca Volks para milhões em todo o planeta - e sem ela gastar um centavo. Veja o comercial em: boreme.com/bm/JAN05/a/vw-suicide-bomber/fr.htm.

 

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