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Falso
comercial circula na Web e irrita Volks
Hector Lima
Um dos muitos vídeos que se espalharam como vírus na internet
ultimamente é um falso comercial de 20 segundos de um carro da Volkswagen
em que um homem-bomba detona seus explosivos - mas deixa intacto o Polo
que dirigia. A montadora ficou enfurecida com o comercial não-autorizado
e prometeu que processaria os autores, mas depois voltou atrás.
O filme foi realizado pela dupla de
publicitários Lee Ford e Dan Brooks com orçamento de 40 mil euros (R$
137 mil) e acesso ao novo modelo da fabricante. Eles não quiseram se
identificar a princípio mas a lei alemã permite que a identidade de anônimos
seja devassada pelas autoridades para que suspeitos de crime sejam
processados. O anúncio mostra um homem-bomba chegando em seu Volks Polo
à frente de um café e detonando os explosivos. Mas só é visto um flash
dentro do veículo, que se mantém intacto. Então aparece o slogan
"pequeno mas durão".
A dupla revelou sua identidade e chegou
então a um acordo com a Volks para evitar o processo de violação de
marca com a condição de soltar a seguinte declaração: "o anúncio
vazou acidentalmente e se espalhou como fogo numa floresta. Não era para
ser visto pelo público em geral. Achamos que o spot reflete o que as
pessoas vêem nos jornais diariamente, e aqui o carro é o herói que
protege pessoas inocentes de alguém com intenções muito ruins. Pedimos
desculpas caso o anúncio tenha ofendido alguém".
A agência DDB London, contratada da
montadora, chegou a ver o anúncio falso criado pela dupla em uma
apresentação de portifólio para conseguir trabalho. Ninguém sabe se o
responsável pelo vazamento foi algum funcionário da Volks, da DDB ou os
próprios autores, mas o fato é que por mais que possa ser ofensivo a
muitas pessoas, expôs marca Volks para milhões em todo o planeta - e sem
ela gastar um centavo. Veja o comercial em: boreme.com/bm/JAN05/a/vw-suicide-bomber/fr.htm.
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