Publicidade
em vídeo deve crescer na Web
A publicidade online em vídeo
deve decolar nos próximos três anos, à medida que os consumidores
passarem a procurar mais conteúdo visual na Internet. Os anunciantes, porém,
terão de aprender rapidamente como se adaptar ao formato comercial, de
acordo com a Viewpoint, uma empresa de marketing na Internet.
"O ano passado foi o
momento em que as pessoas testaram o mercado para anúncios em vídeo na
Internet", disse Jay Amato, presidente-executivo da Viewpoint.
"Veremos mais testes ainda em 2005, e acredito que 2006 e 2007 serão
os anos de crescimento sério desse mercado."
No mês passado, a
Viewpoint concluiu a aquisição da Unicast, uma empresa de capital
fechado que ajuda anunciantes a criar anúncios online e converter
comerciais de televisão a formatos que possam ser executados no intervalo
de navegação entre uma e outra página da Web, ou inseridos em um vídeo
transmitido online.
Especialistas setoriais
esperam que a publicidade em vídeo na Web ganhe força em 2005 por meio
do uso mais amplo de conexões de alta velocidade nos domicílios e escritórios
norte-americanos. Amato espera que a adoção acelerada de banda larga
ajude as empresas de publicidade online a capturarem parcela maior dos
mais de US$ 60 bilhões investidos a cada ano em publicidade televisiva.
"As pessoas querem
levar suas experiências televisivas à Web, mas de maneira
dirigida", disse Amato. Os anunciantes podem colocar melhor os anúncios
em vídeos que forneçam informações buscadas, a exemplo de demonstrações
de culinária e reformas domésticas, bem como notícias e entretenimento.
Os anunciantes
transferiram proporção maior de seu investimento publicitário para as mídias
online nos dois últimos anos. Mas mesmo com as expectativas de que o
investimento em publicidade na Internet suba em até 25% este ano, para
cerca de US$ 9 bilhões, de acordo com a empresa de compra de mídia
Universal McCann, o mercado online só recebe uma fração das verbas que
os anunciantes dedicam à televisão.
Reuters
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