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Procon/PR exige melhor
atendimento da BrT
SÃO PAULO - O coordenador do
Procon do Paraná, Algaci Túlio, exigiu da diretoria da Brasil Telecom
mudanças no atendimento ao cliente, como respostas mais rápidas aos usuários.
Segundo a agência de notícias
do estado, o Procon quer, entre outras coisas, que os atendentes do serviço
0800 tenham poder de decisão, que o cancelamento de linhas telefônicas possa
ser solicitado nos escritórios da operadora e que a Brasil Telecom promova a
negociação individualizada nas audiências. "Desde a privatização do
setor, em 1998, a telefonia fixa é campeã de nossos atendimentos na área de
serviços. Para se ter uma idéia, no ano passado, 6 937 registros de
reclamações e informações foram da Brasil Telecom, cerca 80% dos 8 513
atendimentos sobre o assunto"; conta o coordenador.
Para Túlio, um dos principais
problemas da operadora está no atendimento 0800 - serviço, diz, que não
resolve ou não tem poder de decisão para solucionar os problemas apresentados,
o que gera um volume significativo de processos administrativos não resolvidos.
A advogada do Procon/PR, Elizandra Pareja, complementa afirmando que a operadora
trata os problemas registrados "de forma genérica".
A entidade também discorda com
o atual procedimento para o cancelamento de linhas da Brasil Telecom: os
usuários devem enviar o pedido por carta para Campo Grande (MS). Segundo
Túlio, a demora faz com que os usuários arquem com as contas telefônicas até
que a situação seja resolvida. "Além disso, o temos queixas relativas a
diversos cancelamentos solicitados por pessoas que não são titulares da linha
telefônica", diz.
O coordenador disse à agência
de notícias que a direção da Brasil Telecom "mostrou-se receptiva",
marcando novas reuniões com o órgão. Mas informou que, se as exigências não
forem cumpridas, o Procon pode entrar com ações administrativas e judiciais
contra a operadora.
Renata Mesquita, do Plantão
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