Vivo será multada em mais de R$ 1 mi por não solucionar clonagens

IVONE PORTES
da Folha Online

A operadora de telefonia móvel Vivo receberá nos próximos dias multa superior a R$ 1 milhão por não solucionar rapidamente problemas de clonagens de aparelhos dos seus clientes. A informação foi dada hoje pelo diretor-executivo da Fundação Procon-SP, Gustavo Marrone.

De acordo com Marrone, 54 reclamações de clonagens não-resolvidas no ano passado deram início ao processo que levou à multa. Entretanto, ele destaca que o número de reclamações é muito maior.

"A empresa tem demorado mais de 15 dias para solucionar os problemas de clonagens", disse.

No ano passado, segundo o diretor do Procon, a Vivo já havia sido multada em mais de R$ 1 milhão por propaganda enganosa.

Das 12.098 reclamações fundamentadas por consumidores no Procon-SP no ano passado, 39% foram contra o setor de telefonia, que engloba, além das operadoras fixas e móveis, os fornecedores de aparelhos celulares e os seguros fornecidos pelas empresas.

O ranking das reclamações fundamentadas é elaborado de acordo com as empresas que menos solucionaram as queixas dos consumidores.

Já em números absolutos --sem considerar os casos solucionados--, a empresa que mais recebeu reclamação no ano passado foi a Telefônica, com 1.042 queixas, seguida pela Vivo, com 661. Das dez que mais tiveram reclamações em 2004 aparecem ainda outras duas teles: Embratel (318) e BCP (230).

De acordo com dados do Procon-SP, os maiores problemas na telefonia, principalmente móvel, são o não-cumprimento das ofertas feitas pelas operadoras, a falta de informações ao consumidor, falta de esclarecimento nos pacotes promocionais e dificuldade para entender se o consumidor está pagando aquilo que contratou.

O diretor-exutivo do Procon-SP afirmou que o órgão está tentando formar uma câmara técnica que seria representada por pessoas ligadas às empresas e representantes do órgão de defesa para facilitar a resolução dos problemas.

Segundo Marrone, no ano passado a telefonia fixa resolveu 70% das reclamações dos consumidores, contra 50% da operadoras de celular.

Outro lado

A Telefônica informou que "ao resolver 93% das reclamações fundamentadas no Procon, demonstra seu interesse e empenho na busca da satisfação de seus 12,4 milhões de assinantes no Estado de São Paulo, sendo 5 milhões deles na capital". Das 1.042 queixas contra a empresa feitas no ano passado, 966 foram atendidas.

"A Telefônica tem atuado fortemente para atender às necessidades de seus clientes. Com base em informações obtidas por meio de constantes pesquisas de opinião, a empresa vem implementando importantes ações, entre elas a simplificação do menu inicial da central de relacionamento e um projeto que permite ao operador resolver solicitações já na primeira ligação", divulgou.

A Vivo e as demais empresas ainda não se manifestaram.

 

 

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