Blogs ganham premiação
nos EUA
Os melhores blogs da internet - diários online ou websites onde as
pessoas divulgam suas opiniões - tiveram reconhecimento em um prêmio -
Bloggies -concedido nos Estados Unidos no Festival Interativo SXSW, no
Estado do Texas.
O vencedor foi Boing
Boing: A Directory of Wonderful Things ("Boing Boing: Uma Lista
de Coisas Maravilhosas", em tradução livre), escrito por Cory
Doctorow, Xeni Jardin, Mark Frauenfelder e David Pescovitz, e começou há
cinco anos, como uma revista convencional.
Os blogs têm crescido
entre usuários da internet nos últimos anos.
A maioria é criada com facilidade, exigindo pequeno conhecimento técnico.
Muitos blogs estão tornando mais tênue a fronteira entre jornalismo e
comentários online.
Categorias
O prêmio inclui 30
categorias. O blog britânico plasticBag.org, um site dedicado a
comentários sobre pessoas e a internet, recebeu um prêmio "pelo
conjunto de sua obra".
A Gawker Media, uma
editora de blogs, e Dooce, escrito por uma das primeiras pessoas a
serem demitidas de seu emprego por escreverem um blog, dominaram a premiação
anual, recebendo quatro prêmios cada.
Heather Armstrong, uma
web designer, ficou famosa ao perder o emprego pelo que escreveu sobre seu
local de trabalho e seus colegas.
O site de Armstrong
acabou sendo considerado o melhor dos Estados Unidos e também o mais bem
humorado.
A Gawker Media, que
mantém vários sites blogueiros famosos, foi premiado pelo blog Defamer,
de fofoca, considerado o melhor da categoria entretenimento, e pelo Gizmodo,
por melhor tecnologia.
Wonkette,
ainda da Gawker Media, foi escolhido o melhor blog político.
O site premiado por
seus esforços "comunitários" foi o blog de tecnologia Slashdot.
Tsunami
O organizador do
Bloggies, Nikolai Nolan, disse que houve um número muito maior de novos
finalistas neste ano. Várias inscrições refletiram eventos noticiosos
específicos, como o tsunami na Ásia.
Technorati,
um motor de busca de blogs, localizou mais de 7 milhões de blogs e diz
que mais de 12 mil são adicionados a sua lista diariamente.
Mas uma pesquisa
recente do Instituto Gallup revelou que apenas um em cada quatro
americanos têm familiaridade com blogs.
Os vencedores do prêmio
são escolhidos pelo público.
|