|
Uma
nova maneira de transmitir e receber áudio
A produção de programas de rádio e blogs em áudio que podem ser
baixados pela Internet e ouvidos em aparelhos de MP3 se tornou uma das
novas manias da rede mundial de computadores. Agora, os adeptos do que era
apenas uma diversão de amadores querem transformar a atividade em uma
forma de ganhar dinheiro.
Veja também: Inspirado
no iPod e em RSS Brasileiros
já aderiram Cuidados
com direitos autorais O
que vale a pena ouvir Como
começar a produzir Baixe
programas de podcasting
Adam Curry, ex-VJ da MTV e arauto da
mania, é um dos defensores da viabilidade do podcasting como negócio.
"Vai matar o modelo de rádio comercial", acredita Curry, cujo Daily
Source Code, com programação diária, tem dezenas de milhares de
ouvintes. "A nova geração, como a minha filha de 14 anos, não ouve
rádio. Eles estão no MSN, têm seu iPod, seu MP3 player, seu Xbox."
Agregador
Curry fazia parte de uma comunidade de
pessoas que criaram o iPodder, um pequeno programa de computador conhecido
como "agregador". O programa coleciona e manda automaticamente
arquivos MP3 para qualquer equipamento de reprodução digital de música
que toque formatos WMP.
Quem tem esse equipamento pode escolher
um podcast e assinar, gratuitamente, para receber a programação
do show. Quando um novo podcast estiver disponível, é enviado
automaticamente ao dispositivo quando o computador estiver conectado.
Microsoft
Ian Fogg, analista da Jupiter Research,
acredita que existe potencial para negócios. Mas ele acha que isso
poderia se concretizar se grandes empresas, como Apple e Microsoft, se
interessarem. "É uma área nascente, mas muito animadora. É mais
uma área que mostra que a transição para um estilo de vida digital e
para uma casa digital ainda não acabou. Podcasting é uma dessas
áreas que unem o que você faz em casa com o que você faz em movimento -
é um clássico híbrido", explica Fogg.
Dave Winer, que criou o RSS (Really
Simple Syndication) - que dá aos internautas uma maneira fácil de se
atualizar automaticamente nos sites preferidos -, tem dúvidas sobre a
viabilidade comercial do podcasting. Ele acredita que o poder desse
sistema está em seu potencial de democratização e não em sua
"super" promessa de negócios. "Não importa como você
encare o podcasting, a sua comercialização pode não fazer muito
dinheiro", diz Winer. "Podcasting será um meio que
atingirá nichos de mercado, com audiência medida em unidades, como
e-mails e blogs", argumenta.
Comunidades
Curry rebate a avaliação, argumentando
que, como é o usuário que escolhe a programação que quer ouvir, a audiência
do podcasting permite a criação de campanhas específicas e bem
dirigidas ao público-alvo. "Eu acho que a maneira de funcionar seria
a criação de uma rede (de podcasters) que, agregada, teria um número
(de assinantes) suficiente para garantir o retorno do investimento dos
anunciantes e dos podcasters", explica Curry.
Recentemente, Curry "vendeu" o
equivalente a US$ 4 mil em máquinas de café por meio de um link em seu
site para a Amazon. Outros programas, como The Dawn e Drew Show
usam mais merchadising.
BBC Brasil
|