|
Para estar na web, é preciso entender a arte da comunicação on-line
YVONE ROCHA
Especial para a Folha Online
Competitividade, dinamismo e globalização. Esses são os temas da atualidade
discutidos em cursos, palestras e seminários. No entanto, é impossível
abordar essas questões sem associá-las à internet. Junto com a web vem a
tecnologia, e, junto com a internet e a tecnologia, vem a comunicação.
A tecnologia proporciona uma comunicação cada vez mais eficaz, mais dinâmica.
Como estruturar esse canal de comunicação para que se possa competir, sair
na frente, criar diferenciais na concorrência?
Com planejamento, que pode ser fácil, dependendo da estrutura, das
ferramentas e, sobretudo, de competências. Ele depende também da eficiente
administração de um projeto.
Projetos de desenvolvimento de websites visam atender, com precisão e eficiência,
as necessidades explícitas ou implícitas dos usuários.
Para atender a essas necessidades é necessário ter um aparato de ferramentas
de tecnologia e web, além de expertise em planejamento e comunicação.
Mas, tecnologia de primeiro mundo e um requintado design não são soluções.
Se falhar a comunicação, muito dinheiro pode ser jogado fora, pois o usuário
final precisa ser atendido para solucionar os seus problemas ou as suas
expectativas com uma comunicação alinhada à sua linguagem.
Esse trabalho de comunicação começa na conceituação do site, na definição
clara de seu perfil, passa pelo envolvimento da equipe de trabalho e termina
no texto, na imagem e na interatividade das ferramentas levadas ao usuário.
Para isso, é preciso que arquitetura de informação, tecnologia e design
estejam totalmente alinhados à comunicação.
Além disso, é preciso ter muito cuidado com o entendimento dos objetivos da
comunicação. Não é por acaso que já existem várias empresas oferecendo
treinamentos em comunicação aos seus gestores, que antes eram focados apenas
em tecnologia.
E o resultado disto são os inúmeros cross selling (venda cruzada) que vemos
não apenas na internet, mas no comércio em geral. É a prova da comunicação
"casada".
Mas ainda é pouco. Algumas empresas conceituam seus sites como ferramentas
agregadoras de valores aos seus negócios e, quando esses negócios não vão
bem responsabilizam o site e passam a exigir de seus gestores retorno imediato
sobre os investimentos.
A falha pode estar no conceito e nas competências, e, acima de tudo, no
entendimento da comunicação.
Por isso, planejar e administrar um projeto de Internet requer, sobretudo, uma
boa estratégia, que tenha como base uma gestão de comunicação eficiente,
que seja vista como um dos mais importantes componentes para o sucesso dos negócios
por meio da internet.
Felizmente, como a internet ainda é um novo canal, ainda há tempo para
compreendê-la. Porém, quem ainda não conseguiu essa compreensão, precisa
começar, imediatamente, a atentar-se para essa rede mundial de computadores
com olhos no futuro, tendo a convicção de que um canal de comunicação não
sobrevive sem a presença de especialistas na arte de comunicar.
Yvone Rocha é docente do Senac São Paulo. Ela também é analista de
web do Banco ABN AMRO Real e autora do livro "Soluções em Internet
--Conceitos e Estratégias Para Facilitar a Geração de Negócios".
Possui MBA em e-Business e Tecnologia de Informação e é especialista em
gestão de projetos com ênfase para projetos web. Seu e-mail é yvone.rocha@mail.sp.senac.br.
Os artigos publicados nesta seção não traduzem a
opinião da Folha Online. Sua publicação obedece ao propósito de estimular
o debate sobre diversos assuntos em diferentes áreas do pensamento humano.
|