|
Colunista reúne celebridades
em página na internet
JULIANO BARRETO
Colaboração para a Folha de S.Paulo
Uma coluna social escrita pelas próprias celebridades. Talvez essa seja a
melhor definição para o blog coletivo The Huffington Post (www.huffingtonpost.com).
Criado pela colunista e ex-candidata ao governo da Califórnia Arianna
Huffington, o site traz opiniões de centenas de colaboradores --entre eles,
personalidades do cinema como os atores Gwyneth Paltrow, Diane Keaton e John
Cusack.
Cronistas de peso, como o veterano jornalista Walter Cronkite, e diversos políticos
também deverão escrever para o blog.
A reportagem acompanhou a movimentação dos primeiros cinco dias do Huffington
Post e conferiu depoimentos que falaram sobre temas variados como os bastidores
da Casa Branca, fofocas de Hollywood e as tendências políticas do novo Papa.
Em seu primeiro dia no ar, o Huffington Post foi visitado por cerca de 8 milhões
de pessoas. No segundo dia, o foco foi para os conflitos no Iraque. Nos demais
dias, a miscelânea tomou conta da programação.
Entre os textos que se empilharam no site, foi possível ver links para um texto
sobre maternidade abaixo de outro que falava sobre "um sentimento mundial
de insegurança".
O primeiro foi escrito por Cheryl Saban, esposa do presidente da empresa de
investimentos Saban Capital Group. O outro, pelo ex-senador Gary Hart. Em comum,
ambos só devem ter uma gorda conta bancária.
Origem
Arianna ficou famosa em 1994, quando seu marido, o político Michael Huffington,
perdeu US$ 28 milhões em uma campanha para o Senado. Quatro anos mais tarde,
Huffington assumiu ser bissexual e o casal se divorciou.
Atualmente, ela segue carreira como ativista e política independente. Sua
participação mais notável foi nas eleições para o governo da Califórnia,
quando obteve 1,6% dos votos.
O lançamento do Huffington Post foi, em parte, motivado por uma disputa ideológica
com Matt Drudge, criador do www.drudgereport.com,
portal que supostamente privilegia o partido republicano.
|
|
|