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Comunicador instantâneo
facilita fofoca no trabalho, diz estudo
da Folha Online
Cerca de um quarto dos funcionários que utilizam comunicadores instantâneos
consideram esse canal de comunicação um "facilitador" para as
fofocas no ambiente de trabalho. Entre esse tipo de ferramenta --também
conhecida como IM (instant messaging)-- estão os populares MSN Messenger e ICQ.
O mesmo número de pessoas (25%) afirma, em um estudo da empresa Akonix, que
utiliza os IM para enviar e receber informações que o chefe desaprovaria.
Outros 16% trocam (ou já trocaram) dados confidenciais das empresas onde
trabalham utilizando essa ferramenta, dizem os dados da pesquisa divulgada pela
BBC.
Segundo a Akonix, que entrevistou 2.000 britânicos, um em cada cinco funcionários
empregados no Reino Unido usa comunicadores instantâneos no trabalho.
Cerca de 62% das companhias, no entanto, não têm qualquer política de uso
voltada para essas soluções. "Ela pode trazer benefícios, mas é
importante que seu uso seja gerenciado pela organização", afirma Bill
Harmer, diretor da Akonix.
Para o especialista, os dados da pesquisa devem fazer com que a área de
tecnologia das empresas acorde. "Os comunicadores devem ser adotados, mas
é necessário proteger a companhia para não sofrer sérias conseqüências
[como ataques de vírus]", diz.
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