Marcas Virtuais
Sites e acessos
Segundo a
Forrester, apenas 1% dos sites no mundo
têm mais do que mil acessos por mês.
A utilização da Internet possibilita que, empresas mesmo pequenas e
afastadas dos grandes centros, consigam construir uma Marca Virtual
Forte gerando negócios e desenvolvendo mercados que antes do advento da
Internet eram inviabilizadas pela falta de recursos para investimento.
Segundo a Forrester, apenas 1% dos sites no mundo têm mais do que
mil acessos por mês. Este dado reflete o nível de amadorismo que os
projetos de sites de nossas empresas estão.
Eu diria mais. Este dado mostra que existem milhares de sites
publicados na Internet que não servem para nada, pois ninguém conhece
ou ao menos visita.
Para se construir uma Marca Virtual Forte é fundamental que o
projeto do site da empresa tenha uma Estratégia Digital que irá
definir que ações serão feitas para que este site fique bem
“posicionado”, entre várias outras ações também importantes para
a criação de uma Marca Virtual Forte.
Assim quando alguém for procurar algo nos mecanismos de busca, por
exemplo, encontre a sua empresa e a partir deste contato inicial, possa
desenvolver ações visando conhecer este potencial Cliente, suas
Necessidades e criar estratégias para se comunicar com eficiência.
Agindo desta forma, esta empresa terá na mente deste potencial
cliente a lembrança da Marca. Fundamental hoje, pela quantidade de
marcas disponíveis no mercado e pela possibilidade imediata de escolha
que o usuário hoje possui graças a Internet.
Acompanhando o mercado Internet em todo o Brasil, a queixa dos empresários
é sempre a mesma. Investiram no desenvolvimento de um bom site, mas não
conseguem ter o retorno desejado. E isto é muito simples de entender,
pois estes projetos privilegiaram ou o layout ou a tecnologia. Esquecem
estes empresários que uma das grandes vantagens da Internet é a
possibilidade de conquistar novos mercados.
Mas como conquistar novos mercados se o site e a Marca Virtual da
empresa continua totalmente desconhecida do público consumidor ??
É preciso, volto a repetir, que este empresário identifique a situação
de sua Marca na Internet e desenvolva ações visando um bom
posicionamento virtual. Para isto existem ferramentas disponíveis como
o Alexa, que desenvolveu um sistema de ranking totalmente isento e que
mostra de forma clara e transparente a posição do site num universo de
milhões de sites, mostrando se a marca desta empresa (seu site) está
bem posicionada ou não.
Tudo de forma on-line e atualizado diariamente.
Só assim ele terá condições de ter o retorno desejado com a
Internet. No momento que ele perceber que seu site está bem posicionado
na Internet, perceberá que os contatos via este site começarão a
fluir com a freqüência e volume que ele deseja e ai sim, poderá dizer
que possui uma Marca Virtual Forte.
E a partir desta força ele poderá cada vez mais, crescer e
conquistar novos mercados.
Percebe-se hoje, um grande movimento de empresas tradicionais e com
marcas fortes para entenderem melhor a Internet e como o público
consumidor quer que a empresa se comunique com ele. Assim cada vez mais
estas “grandes” Marcas estarão trabalhando a mente do seu público,
fidelizando-o através da Internet que será o grande elo de comunicação
do mundo moderno.
Quem não perceber estes movimento estará, com certeza, perdendo
espaço no mercado.
Quem não perceber que necessita ser “ativo” utilizando as mais
modernas estratégias digitais para se comunicar com seu público,
perceberá que sua Marca estará cada vez mais enfraquecida e perdendo
espaço para as novas Marcas que buscam o contato e o reconhecimento do
mercado.
E depois que esta Marca Virtual for registrada pela mente dos
consumidores, principalmente os novos consumidores – o público jovem
– dificilmente serão trocadas, pois quando se inicia um trabalho de
fortalecimento da Marca no inicio da vida do consumidor ele dificilmente
irá trocar por outra.
Paulo Roberto Kendzerski é Diretor de Marketing da WBI Brasil,
especialista em Estratégias Digitais.
Site: www.wbibrasil.com.br
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