Google é processado
por "cliques fraudulentos"
Um fornecedor de ferramentas de marketing online anunciou que está
processando o Google. A empresa acusa o gigante das buscas na Web de não
proteger os clientes de seu programa publicitário contra "cliques
fraudulentos", o que lhes teria custado pelo menos US$ 5 milhões.
A Click Defense abriu seu processo, que deseja ver transformado em ação
coletiva, no dia 24 de junho, no tribunal federal norte-americano de San
Jose, Califórnia. "Cliques fraudulentos" não representam
"fraude" segundo a lei. A expressão é usada pelo setor para
descrever cliques deliberados em anúncios colocados em uma página de
resultados de busca, mas sem a intenção de fazer negócios com o
anunciante.
Empresas rivais podem empregar pessoas ou máquinas que ajam dessa
maneira porque o anunciante tem de pagar ao serviço de buscas na Web
uma taxa por cada clique registrado. Os usuários do popular programa de
publicidade vinculada a resultados de busca do Google pagam um montante
determinado ¿de alguns centavos a bem mais que US$ 1 ¿ por clique, e
em alguns casos raros o pagamento pode superar os US$ 95.
Os cliques fraudulentos podem custar milhares de dólares aos
anunciantes, ou beneficiar um operador de site que recebe uma comissão
sobre a receita publicitária distribuída pelos serviços de busca.
"Acreditamos que o processo não tenha mérito, e nos defenderemos
contra ele vigorosamente", disse um porta-voz do Google.
O Google, que registrou US$ 1,3 bilhão em receita líquida no
primeiro trimestre, faturando praticamente todas as suas receitas por
meio de publicidade vinculada a resultados de busca. A empresa, cujas ações
no começo da semana foram negociadas por um breve período acima de US$
300, depois de uma oferta pública inicial que as estimou em US$ 85 em
agosto, havia afirmado anteriormente que os cliques fraudulentos não têm
efeito material sobre seus resultados, e que dispõe de tecnologia e
equipes trabalhando para evitá-los.
O Google e seu principal rival, Yahoo, se recusaram a informar que
porcentagem dos cliques podem ser considerados fraudulentos. O número
mais citado pelas empresas independentes que investigam a prática é de
cerca de 20%. Scott Boyenger, presidente-executivo da Click Defense,
informou em email que o sistema de rastreamento de sua companhia
detectou taxas de cliques fraudulentos de até 38%. A companhia vende
software para prevenir a prática.
A Click Defense acusa o Google de não ter feito o suficiente para
alertar os anunciantes sobre os riscos ou para protegê-los.
Reuters
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