Google é processado por "cliques fraudulentos"

Um fornecedor de ferramentas de marketing online anunciou que está processando o Google. A empresa acusa o gigante das buscas na Web de não proteger os clientes de seu programa publicitário contra "cliques fraudulentos", o que lhes teria custado pelo menos US$ 5 milhões.

A Click Defense abriu seu processo, que deseja ver transformado em ação coletiva, no dia 24 de junho, no tribunal federal norte-americano de San Jose, Califórnia. "Cliques fraudulentos" não representam "fraude" segundo a lei. A expressão é usada pelo setor para descrever cliques deliberados em anúncios colocados em uma página de resultados de busca, mas sem a intenção de fazer negócios com o anunciante.

Empresas rivais podem empregar pessoas ou máquinas que ajam dessa maneira porque o anunciante tem de pagar ao serviço de buscas na Web uma taxa por cada clique registrado. Os usuários do popular programa de publicidade vinculada a resultados de busca do Google pagam um montante determinado ¿de alguns centavos a bem mais que US$ 1 ¿ por clique, e em alguns casos raros o pagamento pode superar os US$ 95.

Os cliques fraudulentos podem custar milhares de dólares aos anunciantes, ou beneficiar um operador de site que recebe uma comissão sobre a receita publicitária distribuída pelos serviços de busca. "Acreditamos que o processo não tenha mérito, e nos defenderemos contra ele vigorosamente", disse um porta-voz do Google.

O Google, que registrou US$ 1,3 bilhão em receita líquida no primeiro trimestre, faturando praticamente todas as suas receitas por meio de publicidade vinculada a resultados de busca. A empresa, cujas ações no começo da semana foram negociadas por um breve período acima de US$ 300, depois de uma oferta pública inicial que as estimou em US$ 85 em agosto, havia afirmado anteriormente que os cliques fraudulentos não têm efeito material sobre seus resultados, e que dispõe de tecnologia e equipes trabalhando para evitá-los.

O Google e seu principal rival, Yahoo, se recusaram a informar que porcentagem dos cliques podem ser considerados fraudulentos. O número mais citado pelas empresas independentes que investigam a prática é de cerca de 20%. Scott Boyenger, presidente-executivo da Click Defense, informou em email que o sistema de rastreamento de sua companhia detectou taxas de cliques fraudulentos de até 38%. A companhia vende software para prevenir a prática.

A Click Defense acusa o Google de não ter feito o suficiente para alertar os anunciantes sobre os riscos ou para protegê-los.
 Reuters

 

 
 

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