Yahoo
paga US$1 bilhão por site chinês
O Yahoo vai pagar US$ 1 bilhão por 40% do site chinês de leilões
Alibaba.com, impondo pressão a rivais enquanto estende seu alcance no
segundo maior mercado mundial de Internet. O já esperado acordo em
dinheiro anunciado na quinta-feira também implica na fusão das operações
de busca do Yahoo ¿a segunda maior da China após o Baidu.com¿ aos negócios
de comércio eletrônico da Alibaba.
O Yahoo também vai
colocar seus serviços de e-mail, mensagens e outras operações na
Alibaba. A nova empresa formada na China é avaliada em US$ 4 bilhões, e
será comandada pelo presidente-executivo da Alibaba Jack Ma.
O Yahoo terá 35% das ações
com direito a voto, e o co-fundador da empresa Jerry Yang terá assento no
Conselho de quatro integrantes. "Acreditamos que está é a melhor
maneira de atuar no mercado chinês", disse o vice-presidente de
operações do Yahoo Daniel Rosensweig em entrevista a jornalistas em
Pequim.
O negócio acontece em
meio ao aumento do interesse pela Internet na China. No lançamento de ações
da chinesa Baidu.com na Nasdaq, na semana passada, os papéis
quadruplicaram de valor. Com expectativa de atingir 120 milhões de usuários
de Internet no final deste ano, a China é o segundo maior mercado mundial
online. O presidente-executivo da Alibaba espera que a China ultrapasse os
EUA em número de internautas em cinco anos.
Sediada na cidade de
Hangzhou ¿que fica a cerca de duas horas de Xangai¿, a Alibaba tem operações
que incluem comércio eletrônico e o site de leilões TaoBao, que compete
com o eBay. O ambiente online de negócios da Alibaba movimentou US$ 4,5
bilhões em 2004, em transações domésticas e internacionais, enquanto o
TaoBao transacionou US$ 200 milhões no segundo trimestre deste ano.
Reuters
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