|
Google estrutura
equipe local e amplia atuação no Brasil
JULIANA CARPANEZ
da Folha Online
Depois de alguns meses operando no Brasil, o
Google anunciou a estruturação de sua equipe local --são cerca de 20
funcionários que vão trabalhar para fortalecer o lado comercial da
empresa. "Queremos mostrar para as companhias brasileiras que o Google
também funciona como ferramenta de negócios", afirma Alexandre Hohagen,
diretor-geral do site de buscas no país.
Ainda há, no entanto, alguns detalhes para acertar antes que o gigante
se fortaleça comercialmente por aqui. Um deles é o endereço do
escritório de São Paulo, que ainda não foi definido. O processo de
formação da equipe também está nos estágios finais --isso inclui, por
exemplo, o treinamento dos funcionários brasileiros.
O objetivo do Google é se estabelecer como uma alternativa na hora de as
empresas anunciarem na internet. Os links patrocinados --sua principal
fonte de renda-- permitem, por exemplo, que uma loja de pianos apareça
no site quando o internauta fizer uma busca por este instrumento.
Os links patrocinados ficam no canto direito da página, e não se
misturam com os resultados "verdadeiros" disponibilizados no site. A
empresa planeja lançar outras possibilidades comerciais no Brasil, mas
ainda deve definir com a matriz quais serão as novidades.
"Nosso grande desafio agora é educar o mercado. Queremos explicar às
empresas o que é o Google, mostrando que ele pode associar produtos à
busca dos internautas", afirma Hohagen, sem divulgar previsões de
faturamento no mercado local.
Esta fase de "educação" deve seguir a atual etapa de "estruturação" e
ganhar força no ano que vem, quando a equipe de vendas vai trabalhar
para atrair anunciantes. As companhias interessadas já podem associar
seus produtos às buscas pelo site
Google AdWords.
|
|
|