|
Pesquisa aponta exagero no medo de nova bolha da Internet
Eric Auchard
A animação quanto a uma nova categoria de programas de computador que
ajudam os clientes a personalizar seu uso da Web alimentou temores, no
setor de Internet, quanto à possível formação de uma segunda bolha no
mercado.
Mas novos dados divulgados pela Thomson
Venture Economics sobre o capital de risco norte-americano sugerem que o
montante real de investimento na Internet vem caindo, apesar da onda de
interesse naquilo que os especialistas do setor vêm designando como "Web
2.0".
O financiamento destinado a empresas
puramente de Internet caiu a 596,3 milhões de dólares no terceiro
trimestre nos Estados Unidos, ante 840,5 milhões de dólares no segundo
trimestre deste ano e 641,4 milhões de dólares há um ano, de acordo com
a Venture Economics.
No total, os investimentos feitos com
capital de risco nos EUA no terceiro trimestre caíram em 13 por cento
ante o segundo trimestre, para 5,26 bilhões de dólares, mas subiram
também 13 por cento em relação aos 4,65 bilhões de dólares no terceiro
trimestre de 2004, segundo o estudo.
No início de 2000, as ações de
tecnologia começaram a despencar, após supervalorização das empresas de
Internet na expectativa de crescimento explosivo dos negócios e lucros
online que acabou não se confirmando.
Pouco mais de 5 anos depois, mesmo sem
dados concretos, o Vale do Silício foi tomado por rumores, alimentados
por exemplos isolados, de que uma bolha de investimentos se aproxima.
Os tópicos quentes são os
empreendimentos relacionados a redes sociais, que permitem que pessoas
colaborem de maneira mais efetiva via Internet, e a tecnologia dinâmica,
que possibilita que dados de um site alimentem automaticamente recursos
em outros sites.
Programas como esses foram inspirados
pelo sucesso do Google com o Google Maps, e pelo site de troca de fotos
Flickr, do Yahoo!.
"Há uma sensação de que um ''boom''
está próximo, outra vez", disse Vinod Khosola, um dos gurus do capital
de risco para negócios no Vale do Silício, a um salão lotado de
espectadores durante a segunda conferência anual O''Reilly Web 2.0,
importante evento do setor de Internet em São Francisco.
Reuters
|