|
Teste online detecta nível de ética no trabalho
Chega ao Brasil o Teste de Integridade online que detecta se um
funcionário tende ou não a ter condutas antiéticas no trabalho. O
sistema inteligente de perguntas analisa não só as respostas diretamente
dadas pela pessoa que está sendo examinada, mas também oito "fatores
secretos", que são considerados pelo computador para a geração dos
resultados. A ferramenta é utilizada em mais de 15 países atualmente e o
teste, de acordo com os representantes no Brasil, tem 0,002% de margem
de erro.
Usado em Israel desde 1988, o Teste de
Integridade MidotSystem foi desenvolvido para empresas e órgãos
governamentais que buscavam um instrumento capaz de prevenir a
ocorrência de roubos e fraudes internas. O teste consiste na aplicação
do questionário online, que é respondido num tempo médio de 17 minutos
usando-se apenas três teclas (1, 2 e 3, representando "sim", "não" e
"não sei").
O software compara os tipos de
respostas, buscando incoerências e contradições que podem revelar
comportamentos negativos. O sistema cosegue revelar a real tendência de
comportamento, mesmo que a resposta marcada seja a "politicamente
correta". Uma demonstração do teste pode ser vista no endereço
www.midotsystem.com/MidotPortugueseSystem/Site/home.htm
Quem traz o MidotSystem ao País é a
ProsetsBrasil (www.testedeintegridade.com.br/), consultoria que atua nos
campos de Ética Corporativa, Inteligência Preventiva e Estratégia de
Segurança, a cargo dos sócios Ilan Raanan e Shaul Abir. Raanan trabalhou
durante 27 anos para o Serviço Secreto israelense, de onde saiu como
vice-diretor. Abir é psicólogo, especialista em assuntos relacionados a
más intenções, e desenvolveu projetos de ética e treinamento de detecção
de sinais suspeitos em mais de 40 países em todo o mundo.
As aplicação são inúmeras, e vão desde
a ajuda na pré-seleção de candidatos a vagas na organização até a
checagem do nível de ética e comprometimento com o trabalho. O preço é
de R$ 120 por teste realizado de forma avulsa. O valor cai em caso de
volume e freqüência de compra. Entre os clientes podem ser citadas a
Philip Morris, a Rede de Hotéis Sheraton, a Brinks Israel, a Autoridade
de Segurança de Israel e a Nestlé.
Terra
|