Web 2.0 e a revolução da propaganda interativa

Quando McLuhan disse que o meio é a mensagem, estaria enxergando a web 2.0? A agência desenvolve somente o meio e o usuário faz, edita, organiza, mexe, re-publica, comenta e avalia a mensagem.

Por
Gilberto Alves Jr.

O Michel (Lent, da 10’minutos) disse num artigo: “A revolução aconteceu... É preciso se adaptar às mudanças que o mercado sofreu e estar pronto para o futuro da propaganda – que será, sem dúvida, interativo”.

Mas quem é este tal “interativo” que o Michel – e todo mundo – diz ser o futuro da propaganda? Podemos viajar um pouco para o mundo da teoria?

É preciso ter muito cuidado ao falar de interatividade, principalmente quando dizemos que isso é algo novo. Por isso eu conversei sobre este assunto com Adail Sobral, Doutor em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem (LAEL/PUCSP). A conversa foi muito produtiva.

Eu comecei a falar sobre a relação entre a propaganda e a web 2.0, dizendo que um outdoor não é interativo... Ao que ele respondeu: “O espectador também interfere no outdoor antes de o ler, dado que o autor já o leva em conta ao compor o outdoor.”

Toda propaganda é interativa

Adail disse que segundo Bakthin tudo é interativo, tudo é dialógico. Então, podemos dizer com segurança que há um certo grau de interatividade em toda peça publicitária; desde que a comunicação existe, ela sempre foi e será interativa.

Quando pensamos no público na hora de criar, a própria peça já está sofrendo a influência do público que depois será o alvo dela. Quando um publicitário especifica uma loira seminua para a propaganda de cerveja, ele está sendo influenciado diretamente pelos homens que vão comprar a cerveja por causa da loira. Quem faz o comercial então? O publicitário ou os homens que gostam de loiras? Os dois, porque toda propaganda é interativa. Entendeu?

O futuro é a participação

Depois de entender isso eu continuei com uma pulga atrás da orelha: quem é então esse tal de “interativo”? Mais uma vez o Dr. Adail Sobral ajuda:

“Há um aspecto participativo que vai além do aspecto interativo per se, embora o uso feito de "interativo" hoje seja outro. O participativo me parece começar a se manifestar agora com a web 2.0. Uma propaganda que propõe interferência com conteúdos pré-estabelecidos me parece interativa, mas não participativa nesse sentido que defendo aqui. Se propuser a escolha de conteúdos, será participativa. Mas em todos os casos há uma diferença de grau com relação à Wikipedia: o que a propaganda propõe ainda traz certo núcleo fixo que é a proposta básica da propaganda.

Resumindo: a Wikipedia é para mim o paradigma da participatividade. Uma página que apenas apresenta conteúdos sem que se possa interferir é o paradigma da não-participatividade. Há então graus entre esses extremos a serem estudados.”

Então podemos dizer que absolutamente toda propaganda é interativa, mas nem toda propaganda é participativa. A web 2.0 trouxe a possibilidade de participação do usuário no conteúdo, na forma, na organização, na avaliação, enfim, em todo o projeto.

Qual é a diferença?

Por este aspecto, nós poderíamos dizer que um banner que contém um jogo com o qual o usuário “interage” com a propaganda e com a marca é quase tão interativo quanto um cartaz comum, porque toda a ação do usuário foi pré-estabelecida e delimitada. Porém, ações como aquelas nas quais o usuário pode interferir diretamente no conteúdo (criando, mexendo, organizando e avaliando através de blogs, podcasts e outros meios) são realmente participativas.

Aprendi nas aulas de história da arte (que saudade do sono à luz dos slides) que sem distanciamento histórico é muito difícil saber o que uma coisa realmente foi. E aqui nós estamos tentando falar sobre o futuro da propaganda. Então, por mais que os sinais apontem estes caminhos, temos que deixar claro que nada está muito claro ainda para ninguém.

Mas nós vemos todos os dias em blogs como o Viu Isso, Brainstorm9, BlueBus, que as propagandas que contam com a participação do usuário (seja no conteúdo ou na disseminação, como é o caso do viral) são as que dão mais resultado. Aliás, o próprio sucesso dos blogs se deve à possibilidade do usuário participar através de comentários. Daí os blogs, que antes eram apenas brincadeira de adolescentes, estarem agora sendo usados para o marketing, e com casos muito bonitos de sucesso.

O boca-a-boca

Não é incomum ouvir dizer que a melhor propaganda é o boca-a-boca. O Google se gaba de nunca ter gasto nada com publicidade e que seu sucesso se deve ao boca-a-boca dos usuários. Eu não consigo imaginar uma forma mais participativa de propaganda que o boca a boca. O cliente feliz faz o texto, encontra o público-alvo certo, comunica com eficiência e máxima personalização. Enfim, é a propaganda perfeita (ou a anti-propaganda perfeita).

Mas, voltando ao Michel e à web 2.0

Bem, o Michel não disse isso, mas a revolução a qual se refere no texto (a volta dos clientes, a maturação da internet como modelo de negócio, a volta dos investidores, o novo bum da internet) tem um nome: web 2.0.

Alguns tentam ridicularizar o termo, dizendo que é apenas mais um blá blá blá pseudo-descolado, mas a coleção de autoridades no assunto que levam o termo a sério nos mostra o contrário. Não é o caso de fazer uma lista e defender isso aqui, fica para outra ocasião.

“A consolidação das mídias interativas como meio de se fazer publicidade demanda mudanças definitivas na cultura das agências”, diz o artigo do Michel em letras grandes. De fato, as agências que não encontrarem um modo de entrar nesta nova geração da publicidade (que alguns chegam a chamar de Publicidade 2.0) estarão perdendo um grande acontecimento histórico e um monte de clientes.

O meio é a mensagem

A tese central de Marshall McLuhan nunca foi tão verdadeira quanto na web 2.0 onde a agência desenvolve quase que somente o meio e quem faz, edita, organiza, mexe, re-publica, comenta e avalia a mensagem é o próprio usuário.

Eu conversei com o Michel sobre este assunto e ele disse: "Sobre a questão da participação, estou com você e acredito que estamos entrando na era do 'We Media', com o conteúdo 100% feito pelo usuário". Um bom exemplo disso é um projeto lançado pela 10'minutos na semana passada, chamado FaleBenQ, para a BenQ-Siemens, onde o usuário é convidado a postar um filme dizendo o nome da marca do jeito que quiser. É interessante como a personalidade e a graça de cada usuário ficam evidentes no simples ato de falar o nome BenQ e a participação torna tudo muito engraçado e interessante.

O nome não importa

Chame de publicidade interativa, de participativa, Publicidade 2.0, Web 2.0, o nome não importa. O importante é entender que a sociedade e o modo como as pessoas se relacionam e procuram informação estão mudando, e a publicidade tem que acompanhar esta mudança ou perderá relevância neste novo mundo.

As agências já estão acordando para isso, misturando ao seu pessoal profissionais de internet, fazendo parcerias com agências especializadas, entre outros modos de “digitalização”.

Mas o mais importante é que toda a agência entenda quem é o novo público e que ele não agüenta mais a publicidade de mão única, não agüenta mais ser o receptor da mensagem, ele quer participar, ele quer mexer, ele quer ser a mensagem. [Webinsider]

 
 

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