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Magnata de arte
britânico cria galeria virtual
O recluso magnata da arte moderna britânica Charles Saatchi, visto como
responsável pelo boom da BritArt nos anos 1990, criou uma galeria
virtual na Internet para que artistas desconhecidos de todo o mundo
possam exibir seu trabalho. Com recordes de preços no mercado de arte
clássica sendo derrubados quase que diariamente, a Your Gallery, de
Saatchi, em apenas três semanas passou de espaço vazio para lugar que
abriga obras de cerca de cinco mil artistas de 60 países, desde a China
até os EUA.
Algumas das obras já trocaram de mãos por até 100 mil libras (184 mil
dólares), e não há cobrança de honorários ou comissão. "Muitos artistas
têm grande dificuldade em penetrar no mundo das galerias", disse Saatchi
em comunicado à Reuters. "Se eles não têm os contatos necessários ou não
têm habilidade para se promover, até mesmo os bons artistas podem
enfrentar dificuldades."
"O objetivo do site é criar uma comunidade de artistas que possam
exibir seu trabalho com facilidade para um público mundial de
colecionadores, marchands e curadores, em condições iguais para todos."
Foi o interesse de Saatchi que transformou artistas desconhecidos como
Tracy Emin e Damien Hirst ¿ com suas camas sujas e quadrúpedes
conservados em formol ¿ em nomes conhecidos do grande público,
valorizando seus trabalhos em todo o mundo.
Não se sabe se o próprio Saatchi já comprou alguma das obras expostas
no site. Além de divulgar seu nome, Saatchi não recebe nenhum outro
benefício de sua galeria virtual. Não existe procedimento de avaliação
artística prévia das obras, que abrangem pinturas, fotografias,
esculturas, instalações e vídeos. "Isso destruiria a idéia que está por
trás do conceito", disse um porta-voz de Saatchi. "A galeria é aberta a
todos. Ela proporciona a artistas cujos trabalhos, de outro modo, talvez
nunca chegassem a ser vistos, o acesso a um público de milhões de
pessoas."
O site da Your Gallery, www.saatchi-gallery.co.uk, já vem recebendo
em média 1,7 milhão de visitas por dia. Artistas, marchands e
consumidores navegam pelo site, batem papo e avaliam os trabalhos. Nem
todos os marchands saudaram a iniciativa, que, ao mesmo tempo em que
lhes garante acesso fácil a novos talentos, elimina seu papel de
intermediário nas vendas, acabando com seus honorários.
"Os grandes marchands sempre existirão, pois possuem as conexões no
mundo artístico necessárias para promover um artista", disse o porta-voz
de Saatchi. "Mas o reverso da moeda é que o site permite aos artistas
venderem diretamente, sem intermediários. Isso pode ser um problema para
os marchands menores, no longo prazo."
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