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E-mails fraudulentos aumentaram 81% no 1º semestre
da BBC Brasil
O número de e-mails contendo mensagens fraudulentas cresceu 81% no
primeiro semestre de 2006, em relação aos últimos seis meses do ano
passado, revelou nesta segunda-feira um levantamento da firma de
anti-vírus Symantec.
A incidência de phishing – quando fraudadores tentam obter
dados bancários de consumidores, fazendo-se passar por empresas do
mundo real – é um alerta no momento em que outra pesquisa, do setor
bancário, mostra que internautas ainda se preocupam muito pouco com
sua segurança no mundo virtual.
Analisando dados coletados em 40 mil pontos espalhados em mais de
180 países, a empresa de software afirmou ter detectado 157.477
mensagens fraudulentas entre janeiro e junho deste ano.
Esse número – que significa que 865 mensagens fraudulentas foram
enviadas diariamente no primeiro semestre do ano – refere-se apenas
às mensagens "originais", que se multiplicam em escala geométrica
através de spams e vírus de computadores pessoais.
Os spams, ou "correntes", responderam por mais da metade
(54%) do tráfego monitorado de e-mail, o dobro do volume registrado
seis meses antes.
Os Estados Unidos são o país com maior incidência tanto de spams
como de phishing.
A maior economia do planeta é origem de 58% dos spams e 37%
dos "ciberataques" da rede mundial de computadores.
Crime organizado
Um dos autores do relatório da Symantec, Ollie Whitehouse, disse que
as fraudes virtuais contra pessoas físicas se tornaram atrativo para
o crime organizado.
Muitos usuários ignoram procedimentos simples de segurança, e acabam
vítimas de fraudadores, que já se fazem passar inclusive por
instituições financeiras de pequeno porte.
No início deste mês, um grupo de combate ao phishing havia
mostrado que o número de "marcas" fraudulentas dobrou no último ano.
"O crime organizado está presente (nas fraudes online), e visa a
pessoas físicas porque elas se tornaram o lado mais fraco", ele
afirmou.
Precaução
O relatório da Symantec é divulgado no mesmo dia em que um
levantamento da indústria de bancos revela o quanto internautas
ainda descuidam da segurança online.
Metade dos usuários de Internet entrevistados para o levantamento da
Associação dos Serviços de Pagamento e Compensação da Grã-Bretanha
admitiram que poderiam ser vítimas de e-mails contendo phishing.
Nada menos que 3,8% deles, incapazes de identificar a fraude,
disseram que responderiam a um e-mail pedindo dados de suas contas
bancárias.
"Claramente, existe a preocupação de que tantos usuários de Internet
ainda não estejam a par de simples conselhos de segurança", disse um
porta-voz da organização.
A pesquisa mostrou ainda que apenas 46% dos consumidores mantêm
atualizados os seus softwares antivírus, e não mais que 10% têm
emails anti-spam.
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