|
Novos jogos investem em realidade nas pistas
THÉO AZEVEDO
Colaboração para a Folha de S.Paulo
Poucos são os privilegiados que têm a oportunidade de pilotar
uma Lamborghini ou um Porsche. Por isso, os simuladores de
automobilismo são tão populares no PC. GTR 2 e Need for Speed:
Carbon, os mais recentes no país, fisgam os jogadores pelo
realismo e pelo "tuning" --a mania de personalização dos
automóveis.
No computador, GTR 2 (R$ 89, 0/xx/11 3708-1300) atinge a
perfeição, tanto dos carros quanto das pistas. A reprodução de
circuitos como os de Monza e de Hockenheim foi realizada com
dados de GPS. Até as ondulações do asfalto aparecem no jogo.
Além disso, o recurso Live Track registra, em tempo real, as
mudanças provocadas pelos carros na pista, como o acúmulo de
borracha. Tanto realismo poderia afugentar os principiantes, mas
GTR 2 tem um tutorial, ensinando os conceitos de pilotagem e as
regras das corridas.
Cumprir as lições libera o acesso do jogador a novas
competições. Também é possível correr contra o relógio, jogar
com adversários via rede local ou internet e disputar provas de
24 horas.
Em Need for Speed: Carbon (R$ 99, 0/xx/11 5505-3713), a
adrenalina aparece na modalidade Sobreviva ao Canyon: um duelo
em que um piloto deve perseguir o outro. Depois, os papéis se
invertem, sempre em pistas cercadas por desfiladeiros. Com
derrapagens controladas, o perseguidor não pode permitir que o
adversário o despiste e, se assumir a dianteira por mais de dez
segundos, vence a disputa. Quanto maior a velocidade, maior o
perigo.
Outra novidade do game é o trabalho em equipe. Para dominar as
ruas de uma cidade fictícia, a cada corrida o jogador tem um
aliado que o ajuda a descobrir atalhos, bloquear os oponentes ou
até fazer vácuo para acelerar o parceiro.
|
|
|