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Museus virtuais exibem jingles, drogas e sexo
JAMES CIMINO
da Folha de S.Paulo
Há quem já tenha descoberto o potencial da internet para hospedar sites destinados a conservar a memória cultural do Brasil e do mundo. Os museus virtuais englobam vários dedicados à publicidade, como o paraense Museu da Propaganda (
www.aqp.com.br
), que tem em seu acervo um cartaz da Coca-Cola de 1944 e outro da brinquedos Estrela de 1966.
Há ainda no site jingles em MP3 de produtos da década de 1950, como o creme Rugol ("mais juventude para a sua cútis"), o sabonete Palmolive e o analgésico Melhoral ("Melhoral, Melhoral, é melhor e não faz mal").
O sexo e as drogas também não foram esquecidos. Em www.oxygenee.com/absintheMUSEUM, é possível encontrar absolutamente tudo sobre o absinto.
Há fotos de copos, de garrafas e de talheres para seu consumo, locais onde era servido e até reportagens relatando mortes pelo consumo da bebida. O absinto era conhecida como "fada verde" e seduziu artistas como Arthur Rimbaud e Toulouse-Lautrec.
Já em Sexculturas ( www.sexculptures.blogspot.com
) encontram-se fotos das mais variadas esculturas fálicas, bonecas infláveis e anjos barrocos. E X-Rated Collection (
www.xratedcollection.com
) exibe pôsteres de filmes pornográficos dos anos 1960 e 1970.
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