|
Evento nos EUA discute os rumos dos
mundos virtuais
MARIANA BARROS
da Folha de São Paulo
Ao reforçarem seus aspectos sociais, os mundos virtuais
despontam como uma categoria de comunidade on-line. E, ao
congregar um número cada vez maior de internautas, esses sites
começam a saltar aos olhos das grandes empresas, que os admiram
como um belo banquete a ser devorado por suas marcas.
A relação entre marketing e comunicação foi um dos aspectos
discutidos no encontro Virtual Worlds Conference (www.virtualworlds2007.com),
realizado entre quarta e quinta-feira da semana passada, em Nova
York.
Entre os participantes, estiveram representantes de gigantes
como MTV Networks, Nickelodeon, IBM, AOL e Disney, além de
profissionais ligados a instituições norte-americanas como a
Universidade Harvard, a Sociedade Americana de Câncer e o Centro
de Controle de Doenças Foi o maior evento do gênero já
realizado.
A MTV comemorou os bons resultados de seus mundos virtuais. Em
www.vlb.mtv.com, dá para ter uma idéia do que o canal tem
produzido nesse universo paralelo: de concursos de beleza de
avatares a coletivas on-line com astros da música, passando por
simuladores da vida real e novelas interativas, há de tudo um
pouco.
Músicas, vídeos e comunidades se misturam, e a fórmula é também
seguida pelo canal infantil Nickelodeon. Os habitantes da
Nicktropolis (www.nick.com/nicktropolis) jogam, assistem a
conteúdos multimídia e encontram os personagens dos desenhos no
cenário virtual. |
|
|