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Varejistas on-line aplicam novos
golpes em clientes
PAULA LEITE
da Folha de S.Paulo
Fazer compras pela internet em lojas conhecidas não costuma ser
perigoso, mas continuam ocorrendo golpes na rede aplicados por
comerciantes de má-fé.
As entidades de proteção ao consumidor identificaram um tipo de
golpe que passou a acontecer no ano passado: o envio e a
cobrança de produtos não solicitados pelo internauta.
No ranking das empresas reclamadas em 2006, feito pelo
Procon-SP, duas companhias que ficaram entre as 15 campeãs de
reclamações aplicavam esse tipo de golpe --Easy Buy e WBPC.
As duas empresas já deixaram de agir, de acordo com o Procon.
Segundo Renata Molina, técnica do Procon, os consumidores
acessavam páginas que prometiam informações como o cálculo do
peso ideal.
Após preencher um cadastro para obter informações, o consumidor
era informado de que a compra já havia sido feita.
Depois, os produtos - alimentos, suplementos e DVDs-- e os
boletos eram entregues na casa dos internautas.
A associação de consumidores Pro Teste identificou comportamento
similar da Net Cobranças, que também já deixou de agir.
Mesmo que essas empresas específicas já tenham deixado de agir,
o golpe pode continuar e o consumidor deve se precaver; nunca
preencha cadastros que peçam endereço e CPF sem antes checar os
dados da empresa.
A Pro Teste verificou também que há lojas virtuais que começam
atendendo bem para ganhar avaliações positivas de clientes;
depois, passam a não entregar os produtos e saem do ar. |
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