Programa para downloads Tribler analisa gosto e sugere conteúdo
Gustavo Villas Boas
Colaboração para a Folha de S.Paulo
Se os programas que baixam das redes P2P são celebrados pela velocidade, o Tribler merece um brinde extra com os amigos. Um dos atrativos do programa,do tipo BitTorrent, é a possibilidade de pedir ajuda a conhecidos para acelerar os downloads.
A versão 4.0 do software, lançada na semana passada (grátis; www.tribler.org), também investe na internet social e na mistura de serviços diferentes em uma mesma aplicação. O programa possui uma interface baseada em imagens, mais amigável que a dos softwares tradicionais.
A busca do Tribler encontra clipes do YouTube, do Liveleak (site de vídeos) e arquivos do tipo torrent sem a necessidade de acessar outros sites.
O internauta pode usar critérios como o tipo de mídia e a nota dada pelos outros usuários.
A exibição do conteúdo pode ser feita no próprio programa, até mesmo enquanto o arquivo não está completamente capturado.
Mas a busca ativa não é o forte do software; ele é incensado por fazer recomendações automaticamente, baseadas no gosto de pessoas que procuram por conteúdos semelhantes. O Tribler também pode ser alimentado com novidades por meio de RSS.
O uso aprimora as recomendações; quanto mais tempo alguém mantém o software funcionando, mais pessoas e arquivos são encontrados e mostrados. Porém essa procura automática diminui a velocidade do download; depois de decidir pelo conteúdo, quem quer velocidade deve desligar essa função.
O Tribler possui versões para Windows, Mac OS e Linux.
|