Celular com som de vaca atrai leopardos na Índia
Guardas florestais no oeste da Índia estão usando toques de celular com mugidos de vaca, balidos de cabra e cacarejos de galo para atrair leopardos que se aproximam de povoados humanos, disseram autoridades nesta segunda-feira.
Os felinos são vistos frequentemente em busca de comida em vilarejos próximos a florestas no estado de Gujarat. Segundo as autoridades, nessas incursões os leopardos acabam atacando pessoas. Em vez de usar iscas vivas para atrair os leopardos, os guardas disseram que encontraram um método mais seguro para apanhar os felinos.
"Os mugidos e balidos do celular se mostraram eficientes para prender os leopardos", disse D. Vasani, guarda florestal em Gujarat. "Esse truque funciona".
Vasani disse que os guardas florestais baixaram uma dúzia de toques de celular com sons de animais para os aparelhos, que são conectados a um alto-falante e presos atrás de uma jaula.
Os sons são tocados continuamente por até duas horas, até que o leopardo curioso apareça e entre na jaula em busca de uma refeição fácil. Cinco animais já foram capturados nos vilarejos desde que o novo método foi introduzido, há um mês. Todos os felinos foram soltos nas florestas.
Ativistas em defesa dos animais selvagens aprovaram a iniciativa, dizendo que os antigos métodos de captura frequentemente feriam os animais.
|