YouTube já compartilha publicidade com TV
SAN FRANCISCO - O YouTube anunciou acordo com a Hearst-Argyle TV para compartilhar lucros com publicidade.
Pelo acordo, as estações locais de TV controladas pelo grupo receberão pagamentos quando usuários do serviço de distribuição de vídeos assistirem a seus programas online.
O YouTube, subsidiária do Google, e a Hearst-Argyle anunciaram em comunicado que compartilharão da receita publicitária gerada por vídeos de notícias, meteorologia e entretenimento de cinco estações de TV -a primeira vez em que o YouTube fecha acordo para pagar por programação de TV local.
As estações de TV da Hearst-Argyle em Boston, Manchester (New Hampshire), Sacramento, Pittsburgh e Baltimore começarão a veicular conteúdo local em vídeo em canais exclusivos do YouTube.
O YouTube também vai distribuir as novas iniciativas em vídeo digital da Hearst-Argyle, entre as quais transmissão de torneios de futebol americano e basquete escolares, e apresentações amadoras de talentos locais, anunciaram ambas as empresas.
A Hearst-Argyle, que controla 29 estações locais de TV nos Estados Unidos, receberá participação não revelada na receita publicitária que o YouTube gerar quando seu conteúdo for assistido online, informou um porta-voz.
A empresa, sediada em Nova York, controla estações locais que integram as redes de TV ABC, da Walt Disney ; NBC, da GE ; CBS ; e MyNetworkTV, da News Corp. ; e seu alcance abarca 18 por cento dos domicílios norte-americanos.
Na semana passada, o YouTube anunciou acordo de licenciamento de vídeo e música com o EMI Group .
Os termos do acordo da semana passada permitem que os usuários do YouTube não só assistam e ouçam vídeos e gravações autorizadas de artistas da EMI mas que incorporem trechos desses vídeos a conteúdo gerado por eles mesmos para veiculação no YouTube.
O YouTube vem enfrentando processos de empresas proprietárias de veículos de mídia, entre as quais o conglomerado Viacom e a English Football Association, que acusaram o grupo de permitir que seus usuários pirateiem conteúdo protegido por direitos autorais.
|