OPPAMA - A Nissan apresentou um novo 
										carro capaz de impedir pessoas 
										alcoolizadas de dirigir. 
										
										
										Um novo carro conceito com sistemas de 
										detecção de bebedeira pode ser mais uma 
										arma nos esforços do Japão em manter 
										fora das ruas motoristas incapazes de 
										dirigir.  
										
										
										Os sensores do modelo da Nissan checam 
										odores, suor e o nível de atenção do 
										motorista, emitindo um alerta sonoro a 
										partir do sistema de navegação e 
										travando a ignição se o motorista bêbado 
										insistir em dirigir.  
										
										
										Os sensores de odores nos bancos do 
										motorista e do passageiro identificam 
										níveis de álcool enquanto um detector na 
										alavanca do câmbio mede a transpiração 
										da palma da mão do motorista quando ele 
										liga o carro.  
										
										
										Outras montadoras que testam sistemas de 
										detecção incluem a sueca Volvo, que 
										desenvolveu uma tecnologia na qual os 
										motoristas precisam soprar uma unidade 
										medidora instalada no cinto de segurança 
										antes de darem partida no motor.  
										
										
										Mas o carro da Nissan inclui uma câmera 
										que monitora o nível de atenção do 
										motorista por meio de escaneamento de 
										seus olhos. O sistema toca um sinal 
										sonoro e emite uma voz em japonês ou 
										inglês que manda o motorista encostar 
										para dar um cochilo antes de prosseguir 
										na viagem.  
										
										
										A tecnologia do carro ainda está em 
										desenvolvimento, mas o diretor-geral 
										Kazuhiro Doi afirma que a combinação de 
										sistemas de detecção vai no final acabar 
										mantendo um olho em quem está atrás do 
										volante.  
										
										
										"Colocamos detectores de odor e um 
										sensor de suor no câmbio, mas, por 
										exemplo, se o sistema for contornado por 
										um passageiro que aciona a alavanca em 
										vez do motorista, temos o reconhecimento 
										facial", disse Doi.  
										
										
										Também para manter os motoristas na 
										linha, os cintos de segurança do carro 
										se apertam se folgas foram detectadas. 
										Enquanto isso, outro sistema monitora se 
										o carro está mantendo-se dentro da faixa 
										de rodagem da rua.  
										
										
										A terceira maior montadora do Japão não 
										tem um prazo específico para o 
										lançamento do modelo, mas pretende usar 
										toda a tecnologia para reduzir o número 
										de vítimas em acidentes que envolvem 
										seus veículos pela metade até 2015, em 
										relação aos níveis de 1995.  
										
										
										Doi afirma que a Nissan ainda tem que 
										definir exatamente o nível de 
										incapacidade do motorista para que o 
										sistema atue de maneira eficaz. "Se você 
										bebe uma cerveja, o carro vai registrar, 
										então nós precisamos estudar qual o 
										nível apropriado para que o sistema seja 
										ativado."