OPPAMA - A Nissan apresentou um novo
carro capaz de impedir pessoas
alcoolizadas de dirigir.
Um novo carro conceito com sistemas de
detecção de bebedeira pode ser mais uma
arma nos esforços do Japão em manter
fora das ruas motoristas incapazes de
dirigir.
Os sensores do modelo da Nissan checam
odores, suor e o nível de atenção do
motorista, emitindo um alerta sonoro a
partir do sistema de navegação e
travando a ignição se o motorista bêbado
insistir em dirigir.
Os sensores de odores nos bancos do
motorista e do passageiro identificam
níveis de álcool enquanto um detector na
alavanca do câmbio mede a transpiração
da palma da mão do motorista quando ele
liga o carro.
Outras montadoras que testam sistemas de
detecção incluem a sueca Volvo, que
desenvolveu uma tecnologia na qual os
motoristas precisam soprar uma unidade
medidora instalada no cinto de segurança
antes de darem partida no motor.
Mas o carro da Nissan inclui uma câmera
que monitora o nível de atenção do
motorista por meio de escaneamento de
seus olhos. O sistema toca um sinal
sonoro e emite uma voz em japonês ou
inglês que manda o motorista encostar
para dar um cochilo antes de prosseguir
na viagem.
A tecnologia do carro ainda está em
desenvolvimento, mas o diretor-geral
Kazuhiro Doi afirma que a combinação de
sistemas de detecção vai no final acabar
mantendo um olho em quem está atrás do
volante.
"Colocamos detectores de odor e um
sensor de suor no câmbio, mas, por
exemplo, se o sistema for contornado por
um passageiro que aciona a alavanca em
vez do motorista, temos o reconhecimento
facial", disse Doi.
Também para manter os motoristas na
linha, os cintos de segurança do carro
se apertam se folgas foram detectadas.
Enquanto isso, outro sistema monitora se
o carro está mantendo-se dentro da faixa
de rodagem da rua.
A terceira maior montadora do Japão não
tem um prazo específico para o
lançamento do modelo, mas pretende usar
toda a tecnologia para reduzir o número
de vítimas em acidentes que envolvem
seus veículos pela metade até 2015, em
relação aos níveis de 1995.
Doi afirma que a Nissan ainda tem que
definir exatamente o nível de
incapacidade do motorista para que o
sistema atue de maneira eficaz. "Se você
bebe uma cerveja, o carro vai registrar,
então nós precisamos estudar qual o
nível apropriado para que o sistema seja
ativado."