|
Faxina do Google
explica queda de anúncios, diz comScore
Os esforços do Google para melhorar a
efetividade dos anúncios que exibe aos internautas é em grande parte
responsável por uma queda acentuada em um importante indicador de vendas
de publicidade apurado pela empresa de pesquisa comScore e que assustou
o mercado esta semana.
A comScore divulgou na segunda-feira uma queda de 7% no índice que
registra anúncios visualizados por internautas durante janeiro em
comparação com dezembro. A queda foi registrada apesar da alta de 9% nas
buscas realizadas no mesmo período.
Mas nesta sexta-feira, a comScore resolveu esclarecer as
estatísticas, citando que o Google tomou medidas no ano passado para
melhorar o que chama de "qualidade de anúncios". A empresa alterou a
aparência e a frequência com que os anúncios são exibidos pelo sistema
do Google.
"A evidência sugere que a fraqueza nos dados de cliques pagos do
Google é resultado principalmente das iniciativas de qualidade do
próprio Google que resultaram em uma redução no número de anúncios pagos
e, portanto, da oportunidade para cliques pagos acontecerem."
As ações do Google recuavam 0,6% esta tarde, cotadas a US$ 472,5.
Enquanto isso, o Nasdaq exibia recuou de 2,14%.
Reuters
|