BILLUND - Milhões de crianças usam
tijolinhos da Lego a cada ano e dedicam
horas - cinco bilhões delas, de fato - a
criar seus mundos imaginários.
Agora, a fabricante dos pequenos
blocos plásticos de brinquedo quer
conduzi-los ao "Lego Universe", na
internet, um mundo virtual para os fãs e
seus brinquedos.
O Lego Universe se une a uma
tendência estabelecida sob a qual
brinquedos e videogames são promovidos
de maneira cruzada, como no caso do
programa de TV Pokemon, da Nintendo,
acompanhado por jogos de cartas,
brinquedos e videogames, e do portal de
compras e jogos barbie.com, da Mattel.
O Lego Universe será lançado no ano
que vem em forma de um jogo online para
múltiplos jogadores, ou MMOG, e
permitirá que os jogadores criem versões
online deles mesmos e interajam com
outros participantes.
"Queremos fazer a conexão entre
brincar de modo digital e brincar de
modo físico", disse Mark William Hansen,
o responsável pelo Lego Universe. "A
experiência física é nosso cerne, e a
experiência digital jamais a
substituirá, mas é um bom elemento
adicional." Hansen disse, na sede da
maior fabricante de brinquedos da
Europa, que estava trabalhando com o
Lego Group em sua tese de doutorado,
sobre a personalização de produtos de
massa, e terminou contratado pela
empresa de controle familiar para criar
o jogo.
O Lego Universe combinará ambientes
reais com personagens e edificações
feitos com peças plásticas digitais. Uma
floresta pode ter menos tijolinhos
plásticos como fundo, enquanto uma
cidade poderia ser construída quase
inteiramente com eles.
O avatar, ou representação online, de
cada jogador, será uma versão digital
personalizável das minifiguras Lego, os
bonequinhos incluídos na maioria dos
kits Lego, que também constam dos
videogames do grupo, como o Lego Star
Wars.
Isso não surpreende. Os funcionários
da Lego costumam distribuir bonequinhos
Lego que reproduzem seus traços e contêm
seu telefone, nome e endereço de e-mail,
em lugar de um cartão de visitas
tradicional.