Música e cinema despontam no m-commerce
Airton Lopes, da INFO
SÃO PAULO – Os serviços e
produtos ligados ao entretenimento estão entre os que mais crescem no país em
volume de transações de comércio eletrônico em celulares. A Claro registrou um
aumento de 185% no número de faixas vendidas na sua loja de música virtual, a
Idéias Music Store, entre 2006 e 2007.
A afirmação foi feita por
Fiamma Zarife, diretora de serviços de valor agregado da Claro, durante o evento
Internet Móvel Mobilidade ao Alcance do seu Negócio, promovido pela INFO nesta
segunda-feira (16). Segundo a executiva, a operadora trabalha hoje com um
catálogo com 340 mil músicas. Para ressaltar a importância crescente da
plataforma móvel na comercialização de faixas, Fiamma explica que a venda de
música via download já representa cerca de 8% do faturamento das gravadoras.
Outro aspecto que chama a
atenção é o crescimento dos downloads de faixas fora das faixas A e B, atingindo
um público que não tem banda larga em casa. “Hoje, 40% dos aparelhos são capazes
de baixar faixas”, diz. Uma das metas da empresa é diversificar as opções de
aquisição de conteúdo. Atualmente, a única forma de adquirir faixas na Idéias
Music Store é por meio da compra de arquivos individuais. A idéia é passar a
oferecer pacotes com álbuns completos ou mesmo planos de assinatura para acesso
ao acervo.
Questionada sobre como ficará a
venda de músicas da Idéias Music Store no iPhone 3G, prometido pela Claro para
os próximos meses, Fiamma não revelou qual será a estratégia da empresa. Lá
fora, a venda de música e vídeos, como clipes, seriados e filmes, pela iTunes
Store, é um dos pilares da estratégia da Apple para atrair usuários para o iPod
e o iPhone.
Bilhete no celular Outro braço
da indústria de lazer que vem apostando nas transações via celular é a cadeia de
cinemas Cinemark, que já oferece a compra de entradas por celular. Após a
confirmação da transação, o cliente recebe em seu aparelho uma mensagem em SMS
com um código de barras para ser exibido em um leitor na roleta de entrada da
sala.
“De 2007 para 2008 tivemos um
aumento de 700% nas vendas por celular”, afirma Cristiano Hyppolito, diretor de
TI da rede Cinemark. “20% das transações realizadas pela web são feitas pelo
celular.” Atualmente, o serviço está disponível em 28 cinemas.
Além de expandir a comodidade
para todas as salas da rede, a empresa pretende aprimorar o serviço, permitindo
ao cliente até mesmo escolher a localização do assento.
|