Uma das sete maravilhas do mundo antigo, o Colosso de Rodes, será recriada com tecnologia moderna pelo artista alemão Gert Hof, com apoio financeiro internacional.
Segundo o site Slashdot, a nova imagem do deus grego do Sol, Hélios, ficará na mesma posição de sua antiga, só que dessa vez será feita de luz e será visível para qualquer barco ou pessoa que transite na região de Rodes.
A homenagem será feita 23 séculos depois que a lendária estátua, fonte de inspiração de pintores, poetas, políticos e escritores, foi construída.
Idealizada pelo escultor Carés de Lindos entre os anos de 292 a.C. e 280 a.C., a estátua de bronze de 70 toneladas e 34 metros possuía um farol que orientava os navios que, para aportar, precisavam passar por entre suas pernas. Cerca de 55 anos depois de construída, foi derrubada por um terremoto.
A nova estátua terá entre 60 e 100 metros de altura, e por ser feita de luz permitirá que pessoas passem através dela, explicou o doutor Dimitris Koutoulas, que está liderando o projeto na Grécia, ao The Guardian.
A estátua de luz deve custar cerca de 200 milhões de euros e o projeto, ainda em fase de planejamento, não tem data prevista para conclusão.
Magnet