Para lutar contra o imperialismo do Facebook e seus 350 milhões de usuários pelo mundo, a equipe da rede social não só mudou a interface (‘vazada’ propositalmente pelo departamento de marketing do Google), como também reescreveu todo seu código.
“Mudamos a plataforma tecnológica de web 1.0 para 2.5”, disse, ressaltando que o novo código traz também maior velocidade e segurança ao produto.
No encontro, os executivos do Google não revelaram detalhes futuros sobre o modo de sua operação comercial com a nova ferramenta, mas deixaram claro que seus objetivos e propostas são grandiosos.
Além de se auto-intitular “a rede social mais rápida do mundo”, o orkut quer chegar aos usuários que estão fora de Brasil e Índia, os únicos mercados que domina. “Nós temos a ambição de tornar o orkut global e isso faz parte de um projeto maior, que envolve vários serviços”, declarou Alexandre Hohagen.
Apesar de negar que as transformações tenham sido motivadas pelo crescimento do Facebook, os executivos admitem que o cenário das redes sociais é disputado e exige renovações constantes para não cair no desuso.
Eduardo Thuler, gerente de produto da companhia, diz que a concorrência com o Facebook existe, sim, e “é saudável”.