"Muitas empresas estão sendo obrigadas a fazer muito mais com muito menos neste momento", disse Jennifer Pahlka, uma das organizadoras do evento, ao site de notícias Information Week. "Quando a economia começou a entrar em crise percebemos que estávamos em uma posição única para ajudar as empresas a enfrentar a crise ao invés de temê-la", disse.
Jennifer indica o Twitter como um exemplo de negócio construído a partir de uma idéia muito simples, lembrando que a empresa se recusou a adicionar recursos aos serviço, preferindo crescer preenchendo lacunas dentro do próprio ecossistema. "O Twitter faz apenas uma coisa. Ao escolher por fazer menos, eles realmente cresceram. Eles não competem com seu próprio ecossistema", disse.
A versão do Web 2.0 Expo de Nova York reunirá nomes como Yousef Khalidi, engenheiro do grupo Windows Azure da Microsoft, o pesquisador Ching-Yung Lin, da IBM, Kevin Marks, executivo da empresa de telefonia britânica VP, Genevieve Bell, da Intel, e o fundador da Digg, Kevin Rose.
O evento também reunirá exposições de empresas como AlertSite, Awareness, Blogtronix, CrowdCampaign, CyberNet Consulting, Geanium, KonoLive, Meetup, mypage.it, Mzinga, Qtask, Universal Mind, Verio, e Website Magazine.
O Web 2.0 Expo New York ocorre até a próxima quinta-feira, dia 19, no Javits Convention Center. Mais informações podem ser obtidas no site www.web2expo.com/webexny2009.