Segundo a McAfee, em 2010 devemos ver mais atividades mal-intencionadas no Facebook e Twitter, devido ao uso de aplicativos pouco confiáveis e o compartilhamento de links reduzidos - levando a um site mal-intencionado. "Existe audiência para isso: o Facebook tem mais de 350 mil aplicativos ativos", explica o relatório da McAfee.
A adoção do HTML5 e o surgimento do sistema operacional Google Chrome podem levar a uma nova fase de uso de programas online, e isso dará a desenvolvedores de malware uma nova oportunidade de ataque.
O mesmo vale para os cibercriminosos que usam programas da Adobe como alvo principal, já que são utilizados na maioria dos PCs em todo o mundo. A McAfee estima que em 2010 os ataques aos programas da Adobe devem ultrapassar os realizados sobre o Microsoft Office em 2009.
Entretanto, nem tudo é pessimista no relatório da empresa de segurança. Em 2010, a McAfee acredita que a perseguição a cibercriminosos será cada vez mais bem-sucedida. "A cooperação entre agências internacionais de combate ao cibercrime é maior do que nunca, e os 'Elliot Nesses' de hoje têm a sofisticação de computadores e redes que seus antecessores nem podiam sonhar dez anos atrás", conclui a McAfee.