Na capa da edição de janeiro da INFO, que já está nas bancas, exploramos o tema Fama x Anonimato na web. Nunca foi tão fácil para alguém se tornar uma celebridade e ganhar exposição. E prova disso é ver que vários tuiteiros estão entre os selecionados para participar do BBB. Tessália (a Twittess) e Sérgio (Sr. Orgastic) são tuiteiros bem conhecidos e foram convidados a participar do programa, em vez de passar pelo tradicional processo de seleção com vídeos e entrevistas. Eliane (a Lia Khey), Elenita (a DJ Lena Bahira) e Dicesar (a drag queen Dimmy Kierr) são outras figuras conhecidas na web.
Participar de um reality show é crucial para eles. Como celebridades da internet, eles poderiam ficar restritos ao ambiente online. Ao dar esse passo para a televisão, uma mídia que funciona como trampolim para qualquer pessoa, eles podem se tornar celebridades de massa, como ocorre com atores, cantores etc. A depender da participação deles no programa, podem sair consagrados ou voltar a ser as webcelebridades que já eram, sem enormes mudanças.
Não sou fã de reality shows, mas estou curiosa para saber se a TV Globo permitirá que esses tuiteiros (e todos os participantes da casa) apareçam online em determinados momentos. Essa seria uma forma de manter o público que eles já têm na internet (porque convenhamos que quem segue um deles não vai querer seguir um substituto, pelo menos na minha opinião) e ainda criar uma nova possibilidade de interação do público com o programa, ainda que eles não possam, por exemplo, responder às mensagens do público para não violar o “confinamento” da casa.
De uma coisa eu tenho certeza: essas celebridades da web se tornarão conhecidas no país todo, dado o sucesso que o BBB ainda faz na TV. Se isso se converterá em fama e sucesso (principalmente financeiro) no futuro, ainda é uma incógnita.