A empresa espera reduzir a demora que pode acontecer quando os equipamentos de rede (um servidor, por exemplo) mais próximos a um usuário da internet não têm os endereços numéricos para um servidor específico "à mão", ou seja: gravados em sua memória.
O processo de encontrar o endereço numérico correto de um servidor é chamada "resolução DNS" e pode envolver uma demanda de vários passos, de servidor para servidor, na tentativa de encontrar a resposta certa.
Em geral, quanto mais longe estão os servidores que tentam se comunicar, mais lenta é a comunicação.
A ideia do Google é propor um padrão de resposta mais inteligente, que permita que servidores mais próximos do usuário dêem a resposta solicitada, o que deixaria a internet mais rápida.
Se uma pessoa na Holanda, por exemplo, fizer uma busca no Google, ao invés da resposta vir de um servidor do Google na Califórnia, ele pode vir de um servidor da companhia na própria Holanda.
Em seu blog, os desenvolvedores do Google afirmam que continuarão "trabalhando com todas as partes interessadas em implementar esta solução" e discutindo a proposta com outros colegas em mailing lists.