A McAfee conduziu um estudo que pedia a cerca de 600 profissionais da área de TI e segurança de vários países para discutir, avaliar e ranquear suas maiores preocupações em relação à segurança na internet. A maioria dos resultados foi óbvia, exceto pela descoberta de que os hackers americanos são os mais temidos.
Com o recente problema entre a Google e o governo chinês, não é surpresa que quase 75% das respostas acreditam que a China possa estar envolvida em ciberataques contra seus países. Entretanto, EUA e Rússia vêm em seguida, empatados em 60% cada. O governo inglês aparece na terceira posição, com apenas aproximadamente 50% dos entrevistados acreditando em sua participação em crimes virtuais.
Porém, a descoberta mais interessante do estudo é que são os EUA, e não a China ou a Rússia, os mais temidos da internet. A maioria dos países ocidentais declarou que os americanos são a maior fonte de preocupação em relação a ataques virtuais, com 36% dos votos.
Os EUA bateram a "favorita" China por 3 pontos percentuais e a Rússia por impressionantes 24 pontos percentuais, como conta o site The Inquirer.
É importante lembrar que as pesquisas promovidas por empresas de segurança sempre tendem a revelar que a situação é muito perigosa e tende a piorar. Resta avaliar se o problema não é na qualidade dos produtos oferecidos por tais empresas.